Regimes de enunciação do visível e o olhar olhado das coisas nas imagens de Jeff Wall

Autores

  • Fernando Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.2898

Resumo

O texto busca discutir as mudanças no estatuto do documento na fotografia na arte contemporânea através da análise dos processos criativos do artista canadense Jeff Wall e suas imagens teatralizadas. Para tanto, o texto não se propõe precipuamente a analisar os trabalhos de Wall, mas, antes, verificar como elas resultam de procedimentos e determinações que nos ajudam a entender, em certa medida, as mudanças pelas quais vêm passando a imagem fotográfica, particularmente no campo da arte. Com isso, buscaremos evidenciar exatamente as problemáticas levantadas hoje para fotografia e que nos permite considera-las também como um problema de comunicação, na medida em que complexifica questões como representação, narrativa e produção de sentido para a experiência na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ (1996 e 2003). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em Sociologia do Cotidiano na Universidade Paris V- Sorbonne (2008) com apoio da Capes. Em 2002 foi pesquisador visitante na Tisch School of the Arts (New York University) com apoio do CNPq. Atualmente é professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e pesquisador do CNPq. É artista visual, fotógrafo e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas. Suas pesquisas têm como temas principais arte, tecnologia, fotografia, sociabilidade e produção subjetiva.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

Gonçalves, F. (2017). Regimes de enunciação do visível e o olhar olhado das coisas nas imagens de Jeff Wall. Revista Eco-Pós, 20(1), 256–275. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.2898

Edição

Seção

Perspectivas