Inteligencia artificial y educación mediática

Estrategias para formar ciudadanos críticos y conscientes en la era digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430

Palabras clave:

Autonomia Intelectual, Educação Midiática, Inclusão digital, Inteligência Artificial, Pensamento Crítico

Resumen

El libro Inteligencia Artificial y Pensamiento Crítico: Caminos para la Educación Mediática, de Alexandre Le Voci Sayad, explora cómo la inteligencia artificial (IA) está transformando la manera en que pensamos, aprendemos y nos relacionamos con el mundo. En cinco capítulos, el autor muestra cómo la IA puede ser una aliada en el acceso al conocimiento, pero también plantea desafíos éticos y sociales, abordando cuestiones como la desinformación y la pérdida de autonomía intelectual. Sayad sostiene que el uso crítico de la tecnología es esencial para una sociedad más justa e inclusiva. Propone soluciones prácticas para el ámbito educativo, conectando teoría y práctica, y destaca cómo la educación mediática puede enfrentar problemas como la desigualdad y la exclusión social

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Universidade de Sorocaba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO), especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB) e em Design de Comunicação de Moda com foco em Merchandising pela Universidade do Minho (Portugal). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas pelo IESB. Atuou como Consultor Especialista em Projetos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para a UNESCO, contribuindo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Programa Alfabetização Solidária. Essa experiência internacional fortaleceu sua visão estratégica em políticas de educação e desenvolvimento social. Como Relações-Públicas dos Salesianos do Brasil, foi responsável pela comunicação institucional e marketing, gerenciando também o relacionamento com autoridades públicas. No ensino superior, lecionou disciplinas de comunicação, marketing e eventos na Faculdade Anhanguera de Brasília e na pós-graduação do UniEURO, além de coordenar cursos técnicos do PRONATEC. Desenvolveu estratégias de treinamento e educação corporativa no SESC/DF, em projetos de desenvolvimento de pessoas, gestão de eventos e cerimonial. Atualmente, é Servidor Público Efetivo (SEP) na Câmara Municipal de Sorocaba, onde exerce a função de Mestre de Cerimônias. Foi Diretor-Geral da Escola do Legislativo de Sorocaba e atualmente coordena o Laboratório de Inovação (LabLeg Sorocaba), promovendo projetos de transformação e engajamento cívico.

Citas

SAYAD, Alexandre Le Voci. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023.

Publicado

2025-06-19

Cómo citar

Marquêz, P. A. de S. (2025). Inteligencia artificial y educación mediática: Estrategias para formar ciudadanos críticos y conscientes en la era digital. Revista Eco-Pós, 28(1), 595–602. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28430