Do Transe à Vertigem, de Rodrigo Nunes
Diagnósticos do bolsonarismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28067Palabras clave:
Bolsonarismo, Extrema-direita, Crise neoliberalResumen
Esta resenha aborda o livro Do transe à vertigem: ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição, publicado pelo professor e filósofo Rodrigo Nunes, que investiga a consolidação da extrema-direita no Brasil e a ascensão do bolsonarismo, fenômeno político e social que supera o governo que lhe deu forma. A publicação reúne sete ensaios, escritos entre 2019 e 2022, que analisam de forma lúcida e abrangente o cenário político brasileiro e mundial, bem como as dificuldades que ele nos impõe. No livro, são destrinchados temas que se relacionam com o contexto investigado, como a convergência entre política e cultura, que deu base para que emergisse o negacionismo, as guerras culturais e as fake news, além da acentuação de crises sociais e econômicas desencadeadas pela globalização neoliberal. Por fim, Nunes aponta caminhos para suplantar tais desafios, sendo um deles a radicalização.
Descargas
Citas
BADIOU, Alain. Em Busca do Real Perdido. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. [2015]
NUNES, Rodrigo. Do transe à vertigem: Ensaios sobre o bolsonarismo e um mundo em transição. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
ORTELLADO, Pablo. “Guerras culturais no Brasil”. Le Monde Diplomatique Brasil, 01 dez. 2014. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/guerras-culturais-no-brasil/>. Acesso em: 27 abr. 2023.
ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruna Carolina Carvalho, Ludmila Maria Gomes da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.