Montagem e apropriação no cinema de John Akomfrah

Autores/as

  • Rodrigo Sombra

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27766

Palabras clave:

cinema negro, filme-ensaio, arquivo, diáspora africana

Resumen

O artigo investiga a dinâmica de reemprego de materiais de arquivo no cinema de John Akomfrah. Argumento que em sua obra a montagem assume uma veia ensaística, encarnando um “cinema de ideias”, ao mesmo tempo em que admite uma relativa autonomia dos fragmentos apropriados. Este segundo movimento se sustenta no reconhecimento, por parte do artista, de que a raiz indicial da imagem fílmica seria em parte irredutível aos encadeamentos do discurso. Esta proposição se apoia numa análise do filme As Canções de Handsworth (1986), no qual Akomfrah põe em diálogo os levantes raciais então em curso na Inglaterra thatcherista e as aspirações de antilhanos emigrados na Grã-Bretanha do pós-guerra. 

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Citas

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Sombra, R. (2021). Montagem e apropriação no cinema de John Akomfrah. Revista Eco-Pós, 24(3), 124–156. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27766