A campanha difamatória contra a exposição Queermuseu

Autores

  • Jorge Luiz Miguel Universidade de São Paulo
  • Dária Gorete Jaremtchuk Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27709

Palavras-chave:

Queermuseu, Guerras culturais, Censura, Artes visuais

Resumo

Este artigo procura reconstituir a campanha difamatória contra a exposição Queermuseu — cartografias da diferença na arte brasileira, que levou a seu fechamento antecipado em setembro de 2017. Analisando os acontecimentos, observa-se a propagação de pânico moral em relação ao conteúdo de algumas poucas obras expostas, que serviriam como exemplos para difundir a crença de que artistas estariam ligados a uma agenda política de esquerda interessada em corromper moralmente o público, ameaçar crianças e ofender a fé cristã. Pelo poder de manipulação e de influência sobre setores da sociedade, esse caso de censura tornou-se um capítulo significativo da história das chamadas “guerras culturais” no Brasil.

Palavras chave: Queermuseu, guerras culturais, censura às artes visuais

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

Miguel, J. L. ., & Jaremtchuk , D. G. . (2021). A campanha difamatória contra a exposição Queermuseu. Revista Eco-Pós, 24(2), 41–63. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27709