A Celebridade é política?

movimentos de politização e despolitização entre Anitta e seus públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27702

Palavras-chave:

Celebridades, Públicos, Abordagem pragmatista, Politização, Política de celebridades

Resumo

Este artigo investiga tensionamentos entre a cantora brasileira Anitta e seus públicos em um acontecimento ocorrido durante o período eleitoral de 2018. Utilizando uma abordagem pragmatista das celebridades (França; Simões, 2020a, 2020b) e a noção de (des)politização (Wood; Flinders, 2014), analisamos as disputas de sentidos e valores politizados entre a celebridade e os públicos no decorrer de duas semanas no Twitter. Identificamos diferentes fluxos de politização e despolitização de valores na imagem pública de Anitta, partindo tanto da celebridade quanto de seus públicos, num movimento de interpretação e (des)naturalização de sentidos políticos.

Palavras-chave: celebridades; públicos; abordagem pragmatista; politização; política de celebridades.

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Biografia do Autor

Pedro Paixão-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da UFMG, jornalista e integrante do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

Paixão-Rocha, P., & Simões, P. G. (2021). A Celebridade é política? movimentos de politização e despolitização entre Anitta e seus públicos. Revista Eco-Pós, 24(2), 201–225. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27702