A política e as noites no cinema brasileiro recente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27662

Palabras clave:

Cinema brasileiro recente, Noite, Política, Estética, Trauma

Resumen

A proposta deste ensaio é analisar a significação da noite como espaço-tempo social em filmes brasileiros realizados ao final da década de 2010. Para além da expressividade e simbologia negativas da treva, costumeiras na iconografia do cinema, busca-se investigar de que modo a noite articula-se a questões políticas. O enfoque recai sobre a sujeição da experiência social do trabalhador aos períodos diurno e noturno, em Arábia (Affonso Uchôa e João Dumans, 2017), o papel da escuridão num testemunho de violência policial, em Sete anos em maio (Affonso Uchôa, 2019), e o lugar da noite no contexto de militância, em Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (Pedro Maia de Brito, Cristiano Araújo, Camila Bastos, Aiano Bemfica, 2018). A análise privilegia o entendimento político das obras a partir de suas invenções formais, notadamente na narrativa e na plasticidade da imagem.

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Biografía del autor/a

Edson Costa Júnior, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pesquisador de pós-doutorado (FAPESP 21/02448-5) e Professor Participante Temporário no Instituto de Artes da Unicamp. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, período em que atuou como professor colaborador no PPGAV.

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Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Costa Júnior, E. (2022). A política e as noites no cinema brasileiro recente. Revista Eco-Pós, 25(2), 258–282. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27662