A política e as noites no cinema brasileiro recente
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27662Palabras clave:
Cinema brasileiro recente, Noite, Política, Estética, TraumaResumen
A proposta deste ensaio é analisar a significação da noite como espaço-tempo social em filmes brasileiros realizados ao final da década de 2010. Para além da expressividade e simbologia negativas da treva, costumeiras na iconografia do cinema, busca-se investigar de que modo a noite articula-se a questões políticas. O enfoque recai sobre a sujeição da experiência social do trabalhador aos períodos diurno e noturno, em Arábia (Affonso Uchôa e João Dumans, 2017), o papel da escuridão num testemunho de violência policial, em Sete anos em maio (Affonso Uchôa, 2019), e o lugar da noite no contexto de militância, em Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (Pedro Maia de Brito, Cristiano Araújo, Camila Bastos, Aiano Bemfica, 2018). A análise privilegia o entendimento político das obras a partir de suas invenções formais, notadamente na narrativa e na plasticidade da imagem.
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