O cinema intersticial de Myriam Angueira:

autoinscrição, cosmologia e história Mapuche

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

Palabras clave:

Colonialidade, Cinema indígena, História Mapuche, Documentário, Povos originários

Resumen

Este estudo analisa o cinema documentário de Myriam Angueira com o objetivo de problematizar as dimensões históricas, autobiográficas e cosmológicas em Newen (2014) entre a colonialidade e a decolonialidade. Fundamenta-se na perspectiva cosmológica Mapuche, nos estudos de cinema, históricos e antropológicos. No diálogo com outras cinematografias, intercalando a poética do recuo e participativa, o olhar de dentro e de fora, o espaço fílmico e histórico, as forças narrativas imanentes dos objetos e da natureza, propõe um percurso sobre, através, com e a partir do documentário Newen. Constata-se que, em situação de colonialidade, de uma escrita indireta de si, autorreferencial e cosmológica, a porosidade das formas e as zonas incontroláveis da linguagem, uma escritura fílmica do mundo histórico não se sedimenta sem mutações, fricções e fissuras, o que se verifica no estado intersticial do seu corpo narrativo, entre o Eu e o Outro, o espaço fílmico e o espaço histórico, a história e a cosmologia Mapuche.

PALAVRAS-CHAVE: Colonialidade. Cinema indígena. História Mapuche. Documentário. Povos originários.

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Biografía del autor/a

Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor associado do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem graduação em história, mestrado e doutorado em educação pela UFRN. Integra o corpo docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), atuando nos componentes da área das tecnologias e das linguagens em contextos educacionais, nas modalidades presenciais e a distância. Coordenou o Setor de Produção de Materiais Didáticos (Impresso, Designer, Digital, Vídeo) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais. Pesquisa história e linguagem do documentário, cinematografias contemporâneas e, atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) sobre cinema indígena no Brasil, a partir da experiência da ONG Vídeo nas Aldeias (VNA). Investiga, no marco dessa pesquisa, as interfaces das suas dimensões audiovisuais e formativas ancorado nos estudos de cinema (documentário, filme etnográfico e mídia indígena) e das perspectivas da crítica pós-colonial e decolonial.

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Centro de Educação (CE) / Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). 59078-970, Natal, Brasil. E-mail: aurelio.felipe@uol.com.br

 

COTATO:

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5529-0100

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3225644273484860

 

PUBLICAÇÕES RELEVANTES

Livros

FELIPE, Marcos Aurélio. Ensaios sobre cinema indígena no Brasil & outros espelhos pós-coloniais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. 1ª edição.

FELIPE, Marcos Aurélio; ARAÚJO, Célia Maria. Educação e tecnologia. Natal/RN: EDUFRN, 2007.

 

Capítulos de livro

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FELIPE, Marcos Aurélio. ARAUJO, Célia Maria. Imagem e educação: conceitos básicos. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim Noronha. (Org.). Linguagens e Práticas Escolares - leitura, literatura e escrita. 1ed. Natal - RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 49-67.

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Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2018:

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FELIPE, Marcos Aurélio. 2018. Escrituras fílmicas problematizadoras do mundo histórico: a ‘questão indígena’ no Brasil. Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre/RS, v. 25, n. 2, p. 1-30, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29351

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FELIPE, Marcos Aurélio. Contranarrativas fílmicas Guarani Mbya: atos decoloniais de desobediência estética e institucionais. Matrizes – Revista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), São Paulo, v. 13, n. 1, p. 231-254, 30 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p231-254

FELIPE, Marcos Aurélio. Escrituras documentárias contra a barbárie. Caiana – Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino (Caia), Buenos Aires, v. 14, p. 41-55, 2019. Link: http://caiana.caia.org.ar/resources/uploads/14-pdf/Caiana14L_Felipe2.pdf

FELIPE, Marcos Aurélio. Dimensões (auto)biográficas em Hou Hsiao-hsien – E-Compós – Revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). 2019. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1531

FELIPE, Marcos Aurélio. Do outro lado do espelho: história e problemática do Vídeo nas Aldeias (VNA). Visualidades(UFG), v. 17, p. 34, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v17.56629

FELIPE, Marcos Aurélio. Revisitando Edward Yang – PÓS - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (UFMG), v. 9, n. 18, pp. 286-311, nov. 2019 - abr. 2020. Link: https://eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/916/564

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2020

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Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Felipe, M. A. (2021). O cinema intersticial de Myriam Angueira:: autoinscrição, cosmologia e história Mapuche. Revista Eco-Pós, 24(2), 514–549. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

Número

Sección

Perspectivas