Entrevista com Rosalind Galt
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2765Resumen
Ao propor a categoria do “Lindo”, a pesquisadora escocesa e professora do departamento de Film Studies do King's College London Rosalind Galt expande as possibilidades de pesquisa da experiência estética. Tecendo uma história a contrapelo, visitando uma constelação de cineastas tão diferentes em termos formais, geográficos e geracionais como Baz Luhrmann, Ulrike Ottinger e Derek Jarman, Galt traz à tona uma sensibilidade que não se enquadra em categorias tradicionais, como o “Belo” ou o “Sublime”. Percebendo o discurso da estética ocidental como predominantemente masculino e branco, o livro de Galt, Pretty: film and the decorative image (ainda inédito no Brasil e sobre o qual ela fala nesta entrevista), resgata o gosto pela beleza artificial, pelo prazer da cor e pelo decorativo, questionando os julgamentos naturalizados de que estes seriam aspectos de menos valor e menos radicais nas obras de arte.
Às voltas com um novo projeto de pesquisa (desenvolvido em parceria com Karl Schoonover) sobre Global Cinema Queer, Galt esteve no Rio de Janeiro este ano para participar de um seminário - Por uma estética do século XXI, realizado no MAR e organizado pelos programas de pós graduação em comunicação e artes da cena da UFRJ - e aceitou, com a gentileza e o entusiasmo que marcaram a sua visita, ceder esta entrevista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.