Enclausuramento, segurança e lazer – A vida nos condomínios-clube

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27647

Resumen

A publicidade do Evolution Shopping Park nos serve como estudo de caso para evidenciar a estrutura discursiva que embasa a existência dos chamados “condomínios-clube”. Mostramos que tal tipo de empreendimento imobiliário está alicerçado na ideia de isolamento, segurança e diversão. Sustentamos que tais preceitos se associam em especial a dois fenômenos sociais contemporâneos: a busca por uma felicidade incessante e o medo do outro, do diferente. Também tomamos como pressuposto que o condomínio-clube reflete um modelo de cidade e forma de vida neoliberal

Palavras-Chave: Condomínio-clube. Neoliberalismo. Forma de vida.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Barbosa Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo PPGCOM/UFPE

Cristina Teixeira Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do PPGCOM/UFPE, Doutora em Linguística pelo IEL – Unicamp

Citas

AMORIM, Luiz & LOUREIRO, Cláudia. Dize-me teu nome, tua altura e onde moras e te direi quem és: estratégias de marketing e a criação da casa ideal (parte 1). Vitruvius, 2005. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.057/505. Acesso em 1 de maio de 2020.

AUGÉ, Marc. Não Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BECK, Ceres. Comodificação da natureza e os luxos verdes na publicidade imobiliária. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, P. (org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: A crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk Editora, 2011.

CALDEIRA, Teresa. Cidade de muros: Crime, segregação e cidadania na cidade de São Paulo. São Paulo, SP: Editora 34, 2000.

CRAWFORD, Margareth. The world in a shopping mall. In. SORKIN, Michael (org). Variations on a theme park: The new american city and the end of public space, New York: Hill and Wang, 1992.

DUNKER, Christian. Mal-estar, sofrimento e sintoma: Uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Editora Boitempo, 2015.

DUNKER, Christian. Reinvenção da intimidade, políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FISHMAN, Robert. Bourgeois Utopias: The Rise And Fall Of Suburbia. New York: Basic Books, 1987.

FREITAS, Ricardo. Comunicação e espaços urbanos: relação essencial à contemporaneidade. Revista Logos: Comunicação e Universidade, n. 2, v. 3, 1996.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Editora n-1, 2013.

FONTENELLE, Isleide Arruda. O discurso midiático sobre a responsabilidade do consumidor: vida saudável como objeto de investimento. In: FREIRE FILHO, João & COELHO, Maria (org.). A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola Edições, 2000.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LAZZARATO, Maurizio. O governo do homem endividado. São Paulo: Editora n-1, 2017.

LEITÃO, Lúcia. Os movimentos desejantes da cidade: Uma investigação sobre os processos inconscientes na arquitetura da cidade. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 1998.

LOW, Setha. The gated community as heterotopias. In. DEHAENE, Michiel & DE CAUTER, Livien (org). Heterotopia and the city: Public space in a post civil society. New York: Routledge, 2008.

RAPOSO, Rita. Condomínios fechados, tempo, espaço e sociedade: uma perspectiva histórica. Caderno Metrópole, n. 27, v.14, 2012.

ROCHA, Everardo. Representações do consumo. Estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio: Mauad, 2006.

ROCHA, Maria Eduarda. A nova retórica do capital: A publicidade brasileira em tempos neoliberais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Publicado

2021-09-14

Cómo citar

Lins, M. B., & Vieira de Melo, C. T. (2021). Enclausuramento, segurança e lazer – A vida nos condomínios-clube. Revista Eco-Pós, 24(1), 304–324. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27647

Número

Sección

Perspectivas