Entre as alucinações do dia a dia: o tempo e a latinidade em Belchior
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27474Resumen
Neste artigo, a partir de uma leitura contextualizada, analisamos as relações entre o tempo e as marcas de latinidade engendradas no álbum Alucinação (1976), do cantor e compositor Belchior. O percurso metodológico é construído a partir da articulação de uma discussão sobre a cultura e o tempo social que se desdobra em três eixos analíticos: o debate sobre a contracultura articulada ao contexto de produção do álbum; a reflexão sobre as temporalidades sociais envoltas na obra e na dimensão poética das canções; e a emergência do prosaico como lugar de constituição da resistência.Descargas
Citas
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa, Teorema: 2004.
APPADURAI, Arjun. The future as a cultural fact: essays on a global condition. Londres: Verso, 2013.
BELCHIOR, Alucinação. São Paulo: Philips, 1976.
CANCLINI, Néstor-Garcia. Culturas Hibridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2011.
CASTRO, Fábio Fonseca. Temporalidade da comunicação na sua quotidianidade. In: MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom; NICOLAU, Marcos (orgs.). Comunicação, mídias e temporalidades. Salvador: Compós; Edufba, 2017.
MARCUSE, Herbert. “Num mundo feio não pode existir liberdade”. In: COHN, Sergio; PIMENTA, Heyk (orgs.). Maio 68. Série Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2018.
MARTÍN- BARBERO, Jésus. Diversidade e convergência. Matrizes, São Paulo v.8, nº. 2, p.15-33, jul./dez.-2014.
MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação, cultural e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ, 2008.
MOREIRA, Raul Furiatti. Um sem-lugar em Belchior: a escuta de Alucinação. Dissertação apresentada e defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF. Juiz de Fora, 2015
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n.55, p.9-31, set./dez. 2005.
SANCHES, Pedro Alexandre. Como dois e dois são cinco. São Paulo: Boitempo, 2004.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Tradução de Sérgio Alcides. 4.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
TEIXEIRA CARLOS, Josely. Fosse um Chico, um Gil, um Caetano: uma análise retórico-discursiva das relações polêmicas na construção da identidade do cancionista Belchior. Tese apresentada e defendida no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP. São Paulo, 2014.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou por favor, professor, uma década de cada vez. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano; Senac Rio, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.