Espetáculo do Dividual: Tecnologias do eu e vigilância distribuída nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2680Resumen
Este artigo tenta demonstrar que um dos aspectos mais importantes da vigilância na atualidade é sua relação com novos modos de subjetivação que alteram as definições de público, o privado e o íntimo. Para isso recorremos às noções de sociedades de controle e dividual trabalhadas por Gilles Deleuze. Nas sociedades de controle manifestam-se lógicas já presentes na vida social, como a do espetáculo (Guy Debord) ou a da teatralidade das interações cotidianas (Erving Goffman), mas entrelaçadas com tecnologias digitais, no caso particular das redes sociais. O resultado deste novo vínculo entre vigilância, tecnologia e subjetividade, no âmbito do terreno do dividual, é uma vigilância distribuída e imanente (Fernanda Bruno) que se faz evidente na definição do perfil, tanto desde o ponto de vista dos usuários destas redes como desde os sistemas de vigilância, como pode ser visto no caso Snowden.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.