Rastro digital como potência estético-política no rebatismo da ponte Costa e Silva

Autores

  • Luiz Filipe Barcelos Macêdo Universidade de Brasília Instituto de Artes
  • Daniela Favaro Garrossini Universidade de Brasília Instituto de Artes, Departamento de Design Núcleo de Multimídia e Internet-NMI
  • Ana Carolina Kalume Maranhão Universidade de Brasília Faculdade de Comunicação Núcleo de Multimídia e Internet-NMI

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.2230

Resumo

O presente artigo propõe uma aproximação teórica entre estética e política para a compreensão da imagem digital como potência criadora de regimes de visibilidade específicos. Buscou-se analisar o papel das Tecnologias da Informação e  Comunicação (TICs) na elaboração de manifestações ativistas no século XXI, e quais implicações estéticas e éticas surgem desse contexto. O estudo partiu da reflexão teórica sobre o tema utilizando como base metodológica a Teoria Ator-Rede. Para isso demos enfoque na ação emanada por elementos humanos e técnicos em situações de dissenso contemporâneas, na tentativa de identificar o papel das TICs neste cenário. A pesquisa utilizou com elemento central de análise a intervenção “Rebatismo da Ponte Costa e Silva”. A partir da intervenção foram abordados elementos relativos à arte urbana, as redes sociais e as manifestações ativistas na era da informação, buscando compreender os modos de disseminação das imagens técnicas e sua dimensão estético-política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNO, Fernanda. Rastros digitais sob a perspectiva da teoria ator-rede. Revista DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FAMECOS, Porto Alegre, v. 19, n. 3, pp. 681-704, setembro/dezembro, 2012.

FLUSSER, Vilém. Pré-textos para poesia. Cadernos Rioarte -- O Globo, Rio de Janeiro, 1985.

HARDT, M.; NEGRI, A. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LEMOS, André. Cultura da Mobilidade. Em Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Editora Sesc Senac, 2011.

LEMOS, André. Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede. Galaxia, São Paulo, USP, n. 25, p. 52-65, jun. 2013. Conteúdo disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/viewFile/13635/11399>. Acesso em: 11 de maio de 2014.

RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Jorge Zahar, 2004.

RANCIÉRE, Jacques. O dissenso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

SZANIECKI, Bárabara. Monstro e multidão -- a estética das manifestações. 2013. Conteúdo disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/521910-monstro-e-multidao-a-estetica-das-manifestacoes-entrevista-especial-com-barbara-szaniecki>. Acesso em: 11 de maio de 2014.

Downloads

Publicado

16-09-2016

Como Citar

Macêdo, L. F. B., Garrossini, D. F., & Maranhão, A. C. K. (2016). Rastro digital como potência estético-política no rebatismo da ponte Costa e Silva. Revista Eco-Pós, 19(2), 228–247. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.2230

Edição

Seção

Perspectivas