Corpo-Dispositivo Entre o visível e o invisível da informação

Autores

  • Graziela Andrade UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.1959

Resumo

A fim de destacar a comunicação e o imbricamento que há entre o corpo e a informação (signo), o presente artigo propõe e reflete sobre a noção do corpo enquanto dispositivo, partindo da noção de corpomídia que o afasta do predominante modelo de suporte. Em um percurso essencialmente teórico e indisciplinar, que alcança a perspectiva semiótica, atravessa a noção de mídia na comunicação e a ontologia da carne merleaupontyana, nossa reflexão permite que se compreenda o corpo como um sensível capaz de experimentar a informação em sua verticalidade - em seu visível e invisível.

 

Palavras-chave: Corpo. Informação. Ontologia da carne. Dispositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Andrade, UFMG

Graziela Andrade é professora adjunto do curso de Licenciatura em Dança da UFMG, no departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes. Doutora (2013) em co-tutela entre a UFMG, escola de Ciência da Informação e a Paris-Est, École de Science du Langage. É mestre em Ciências da Informação (UFMG, 2008) e possui especialização em Mídias, Linguagens e Novas Tecnologias (UNI-BH 2002). É bacharel em Comunicação (PUC, 2000) tendo lecionado e trabalhado na área por dez anos. Tem suas pesquisas acadêmicas voltadas, principalmente, para as questões que tangem ao corpo, às tecnologias e ao espaço, temas frequentemente analisados a partir de experiências no campo da dança.

Downloads

Publicado

27-10-2015

Como Citar

Andrade, G. (2015). Corpo-Dispositivo Entre o visível e o invisível da informação. Revista Eco-Pós, 18(2), 232–243. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.1959