Visibilidade Como Estratégia, Estratégias de Visibilidade: Movimentos sociais contemporâneos na internet

Autores

  • Alana Nogueira Volpato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Bauru)
  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)
  • Christiane Delmondes Versuti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.15992

Resumo

Em um contexto de íntima relação entre mídia, política e esfera pública, intensificada pela sociedade midiatizada, movimentos sociais contemporâneos concentram parte de seus esforços em comunicação online para obter visibilidade. Esta pesquisa tem como objetivo compreender com quais objetivos movimentos sociais contemporâneos se comunicam online, a partir do caso do Levante Popular da Juventude, discutindo o espaço ocupado pela visibilidade na formulação de estratégias de comunicação. Para isso, apresenta a análise de duas redes sociais do Levante, o Instagram e o Facebook, além de uma entrevista em profundidade com a responsável pela comunicação nacional do movimento. Conclui que a visibilidade aparece na comunicação do movimento de forma dialética, como objetivo e como estratégia.

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Biografia do Autor

Alana Nogueira Volpato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Bauru)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Bauru). Mestre em Comunicação e graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)

Doutora, mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp -- Bauru. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov). Foi coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Christiane Delmondes Versuti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru)

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Bauru). Mestre em Comunicação e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas também pela UNESP Bauru. Na graduação, cursou um semestre em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Braga - Portugal,  pela bolsa luso brasileira Santander Universidades.

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Publicado

21-06-2019

Como Citar

Volpato, A. N., Luvizotto, C. K., & Versuti, C. D. (2019). Visibilidade Como Estratégia, Estratégias de Visibilidade: Movimentos sociais contemporâneos na internet. Revista Eco-Pós, 22(1), 352–383. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.15992

Edição

Seção

Perspectivas