Central da Periferia e as práticas culturais: uma revisão dos critérios de valorização cultural
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.1382Resumen
Neste artigo, discutimos como os critérios de valorização cultural dialogam com formas sociais de justificação do gosto. Para isso, propomos a análise do projeto “Central da Periferia”, com o objetivo de compreender como a categorização e valorização das práticas culturais realizadas dentro da emissão são sustentadas por critérios de valorização criados no decurso do projeto. Para empreendermos esta análise, buscamos as contribuições de Pierre Bourdieu, a partir da sua teoria da legitimidade cultural, e também de Lahire (2005), Coulangeon (2005) e Glévarec (2005). Além disso, somamos as contribuições de Certeau (2009) quanto às discussões de cultura popular e suas formas de acesso e produção.Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes do fazer. Vol.1 Petrópolis: Vozes, 2009.
______. Cultura no plural. Campinas: Papirus, 2008.
COULANGEON, Philippe. Sociologie des pratiques culturelles. Paris: La Découverte, 2005
GLEVAREC, Hérve. La fin du modèle classique de la légitimité culturelle. In : MAIGRET. E. ; MACÉ, E. (Orgs). Penser les médiacultures. Nouvelles pratiques et nouvelles approches de la représentation du monde. Paris: Armand Colin, 2005. (p.69-102)
KANT, Immanuel. Le jugement esthétique. Paris : Presse Universitaire de France,1977.
LAHIRE, Bernard. A Cultura dos Indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.