Fotografia, gesto e encontro estético: a Spiral Jetty pelo olhar de seus visitantes

Autores/as

  • Cristina Pontes Bonfiglioli Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1376

Resumen

A partir do resgate do termo grego  Î±Î¯ÏƒÎ¸Î·Ï„ικός (aisthetikos, significando "estético, sensível, sensitivo"), que, por sua vez, deriva de αίσθάνομαι  (aisthanomai, significando "eu percebo, sinto, apreendo/tenho a sensação de"), o artigo procura aproximar a teoria de interpretação dos gestos proposta por Flusser (1994) da preocupação com a sensação enquanto manifestação de um encontro estético, definida por Deleuze (2007). Tal uso do termo grego é anterior à noção de sensível enquanto expressão do gosto, acepção dada ao termo por Alexander Baumgarten, da qual nasceu o campo de estudos da Filosofia do gosto e do prazer estético ou Filosofia da Arte. Para isso, toma-se como corpus um conjunto de imagens fotográficas digitais, amadoras e profissionais, sobre a Spiral Jetty, explorando os gestos fotográficos que as originaram, entendendo-os como significação estética, por seus efeitos no âmbito das novas formas criadas, que buscam escapar do kitsch, do fácil e do cliché da figuração. Palavras-chave: Spiral Jetty, gesto fotográfico, encontro estético, sensação, comunicação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Pontes Bonfiglioli, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (2008) e mestre pela Faculdade de Educação (1998), ambas instituições da Universidade de São Paulo. É, também, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Tem experiência nas áreas de Comunicação, História e Filosofia da Ciência e a relação destas com as questões socioambientais. Dedica-se à pesquisa nos seguintes temas: cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico. Atualmente é professora da Pós-graduação Lato Sensu em Redes Digitais, Terceiro Setor e Sustentabilidade da ECA-USP e orientadora de Iniciação Científica da UNIFESP Diadema, no Bacharelado em Ciências Ambientais.

Citas

BERGSON, Henry. Matéria e memória. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

COLLIER, Rick e EDWARDS, Jim. Spiral Jetty: The Re-Emergence Sculpture. International Sculpture Center. July/August 2004 Vol. 23 No. 6 . Disponível em:

http://www.sculpture.org/documents/scmag04/julaug04/spiraljetty/julaug04_spiraljetty.shtml Acesso em: 30 Ago. 2014.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

_______. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

_______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1997.

_______. Mil platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. Campinas: Editora 34, 2008.

FLUSSER, Vilém. Los gestos: fenomenologia y comunicación. Barcelona: Herder, 1994.

_______. Ensaio sobre a fotografia. Para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d'Água Editores, 1998.

GALLARD, Jean. A beleza do gesto. São Paulo: Edusp, 2008.

GRANZANI, Ron. Robert Smithson and the American Landscape. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MARCONDES FILHO, Ciro. O Princípio da Razão Durante. O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica. Nova Teoria da Comunicação III/Tomo V. São Paulo: Paulus, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PROUST, Marcel. No caminho de Swan. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

SMITHSON, Robert. “… The Earth, Subject to Cataclysms, is a Cruel Master.” (1971a). In: FLAM, Jack (ed.) Robert Smithson: The Collected Writings. New York: New York University Press, 1996. p. 253-261.

_______. Art Through the Camera's Eye (1971b). In: FLAM, Jack (ed.) Robert Smithson: The Collected Writings. New York: New York University Press, 1996.

VARGAS, Milton. História da matematização da natureza. Estudos Avançados. São Paulo, v. 10, n. 28, Dez. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141996000300011&lng=en&nrm=iso Acesso em 28 Ago. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141996000300011.

Publicado

2015-07-20

Cómo citar

Bonfiglioli, C. P. (2015). Fotografia, gesto e encontro estético: a Spiral Jetty pelo olhar de seus visitantes. Revista Eco-Pós, 18(1), 238–257. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1376