Paradoxos da imagem
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1212Resumen
O objetivo deste texto é compreender qual é o papel desempenhado pela imagem no contexto em que se apresentam plurais suas condições de produção, emissão e recepção. Através das ideias de Guy Debord, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, busca-se o que se pode pensar da imagem pós-moderna. Explorar as várias possibilidades de resposta dadas por eles é o alvo maior a ser atingido. Isto porque apresentam argumentos díspares capazes de promover outra via de acesso ao conhecimento: aquela que opta pelo desvio para se perceber a diversidade do social que sempre escorre quando tenta ser contido na linearidade de um argumento. Debord em sua tese 04 designou: o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada pelas imagens. Como Baudrillard definiria o simulacro? E Maffesoli, o tribalismo? E Lipovestky, a hipermodernidade? Questões base para refletir o pensamento atual acerca da imagem.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.