Funk carioca:entre a condenação e a aclamação na mídia

Autores/as

  • João Freire Filho
  • Micael Herschmann

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1133

Resumen

O conceito de pânico moral foi utilizado pela sociologia britânica dos anos 70, nos estudos sobre desvio comportamental e criminologia juvenil (Young,1971; Cohen, 1971, [1972] 1980, Cohen & Young, 1973). O objetivo destes trabalhos é, em linhas gerais, descrever e analisar o processo mediante o qual uma condição, um episódio, um indivíduo ou um grupo de pessoas passa a ser encarado como ameaça para os valores e os interesses basilares de uma sociedade. Às vezes, o objeto de pânico é bastante recente; em outros casos, já existia há muito tempo, mas repentinamente recebe os holofotes da mídia e torna-se o cerne das preocupações  públicas de agentes da lei, religiosos, intelectuais, políticos, entre outros atores sociais com credibilidade e moralidade reconhecida. Às vezes, o pânico se dissipa e logo é esquecido (exceto no folclore e na memória coletiva); em outras ocasiões, apresenta repercussão mais séria e duradoura, podendo ocasionar mudanças nas esferas judiciária e da política social, ou, até mesmo, na forma como a sociedade concebe a si mesma.

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Publicado

2009-06-07

Cómo citar

Filho, J. F., & Herschmann, M. (2009). Funk carioca:entre a condenação e a aclamação na mídia. Revista Eco-Pós, 6(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v6i2.1133