O desejo como lei: uma análise do cinema de Pedro Almodóvar

Autores/as

  • Henrique Codato

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v10i2.1028

Resumen

Na época em que o cinema era novidade, em que a reprodução de imagens em movimento era coisa surpreendente; quando a existência mesmo do cinematógrafo era um problema, dispontava o que Metz (1994:13) chama de crítica ou análise cinematográfica. Mesmo que ela tenha reconhecidamente um caráter muito mais filmográfico que cinematográfico, essa atividade teórica de descrever o filme por meio de uma observação fundamentada no conceito de “impressão de realidade”, 1 tem como objetivo entender o todo pela parte, o meio pelo fim, o próprio cinema pelo filme, num sistema no qual metáfora e metonímia -- ambos elementos representacionais -- tentam estabelecer uma reflexão sobre a imagem cinematográfica.

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Publicado

2009-02-21

Cómo citar

Codato, H. (2009). O desejo como lei: uma análise do cinema de Pedro Almodóvar. Revista Eco-Pós, 10(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v10i2.1028