Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema digital da Revista Eco-Pós e são avaliados previamente pela equipe editorial (desk review), que verifica se estão de acordo com as diretrizes da publicação. Em seguida, cada texto é enviado para o sistema Crossref Similarity Check, por meio do qual são identificados possíveis plágios ou similitudes em relação a outros textos. A etapa seguinte é a leitura realizada por uma dupla de pareceristas (avaliação cega/double-blind peer review).

A escolha de pareceristas ad hoc, sempre com titulação de doutorado, é feita de acordo com a temática do trabalho e de sua reconhecida competência no assunto tratado.      

Os trabalhos devem ser submetidos sem identificação de autoria, inclusive nos metadados do documento. Dados como nome e filiação institucional devem ser inseridos exclusivamente nos metadados da submissão no sistema da Eco-Pós. 

Pareceristas têm um prazo de até 30 dias para leitura e elaboração do parecer.

Na avaliação dos textos, são considerados parâmetros como clareza na exposição das ideias, coerência, pertinência, relevância, inovação, rigor teórico-metodológico e qualidade da revisão bibliográfica.

Na seleção final dos artigos, a equipe editorial da Revista Eco-Pós observa os critérios da Capes, que exige que sejam publicados pelo menos 70% de artigos cujos autores sejam vinculados a pelo menos quatro instituições diferentes daquela que edita o periódico por volume, pelo menos 20% de artigos, por volume, com autores ou co-autores filiados a instituições estrangeiras e pelo menos 80% de autores doutores.

A avaliação de resenhas é realizada pela própria equipe editorial.