O pensamento simondoniano e a imagem contemporânea

Authors

  • Carolina Peres Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -- Instituto de Artes
  • Fernando Fogliano Senac

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.8652

Abstract

O presente estudo busca apresentar a importância do pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon no enfrentamento das complexas contradições percebidas na produção contemporânea de imagens. Tais contradições, para estudiosos como Joan Fontcuberta, teriam em seu cerne a hipertecnologia como elemento desestruturador da sociedade. Com o auxílio do pensamento simondoniano, busca-se aqui apontar para outras possibilidades de abordagem dessa questão. Sob o prisma aqui proposto, é possível considerar as tecnologias como uma plataforma que possibilita observar as imagens como narrativas. Como tal, cumprem um papel fundamental na construção de um diálogo rico e diverso, capaz de permitir que ideias contraditórias estabeleçam as bases de uma nova normatividade ética para a humanidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, Thales de. Intersecções entre o ambiente e a realidade técnica: contribuições do pensamento de G. Simondon. Ambient. soc. [online]. 2001, n.8, pp. 91-106 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2001000800006&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1809-4422. http://dx.doi.org/10.1590 /S1414-753X2001000800006. Acesso realizado em: 03/03/2017.

BÁRBARA Wagner: site da artista. Disponível em: <http://cargocollective.com/barbarawagner/Mestres-de-Cerimonias-Masters-of-Ceremony>. Acesso realizado em: 03/03/2017.

CAMPOS, Jorge Lucio de & CHAGAS, Filipe. Os conceitos de Gilbert Simondon como fundamentos para o design. In: Bibliotenca on-line de Ciências da Comunicação. 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55929022/Campos-Jorge-ChagasFilipe-Conceitos-de-GilbertSimondon>. Acesso realizado em: 03/03/2017.

CHABOT, Pascal. The philosophy of Simondon: between technology and individuation. Nova Iorque: Bloomsbury Academic, 2013.

CHANGUEX, Jean-Pierre. O verdadeiro, o belo e o bem: Uma nova abordagem neuronal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

CIA de Foto: Retiro. Disponível em: <http://cargocollective.com/wwwciadefoto/RETIRO>. Acesso realizado em: 03/03/2017.

EHRLICH, Paul Ralph. Human Natures: Genes, Cultures and Human Prospect. Washington: Shearwater Book, 2000. E-book.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

FONTCUBERTA, Joan. La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, S.L., 2016. E-book.

FOGLIANO, Fernando. Cultura e Tecnologia: A Automação nos Processos Criativos das Narrativas. In: Revista da Anpoll, v. 1, n. 35, p.77-98, 2013. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/645/714>. Acesso realizado em: 03/03/2017.

HARVEY, David. Seventeen Contradictions and the End of Capitalism. London: Profile books, 2014. E-Book.

HOLLAND, John H. Hidden Order: How adaptation builds Complexity. New York: Helix Books, 1995.

KAPTELININ, Victor; NARDI, Bonnie A. Acting with Technology: Activity Theory and Interaction Design. Massachusetts: MIT Press, 2006.

KURZWEILL, Ray. How to create a mind: The Secret human Thought Revealed. New York: Penguin Group, 2012. E-book.

MITHEN, Steven. A pré-história da mente: Uma busca das origens da arte, da religião e da ciência. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

______. Imaginación e invención. Buenos Aires: Cactus, 2013.

Published

2017-05-31

How to Cite

Peres, C., & Fogliano, F. (2017). O pensamento simondoniano e a imagem contemporânea. Revista Eco-Pós, 20(1), 150–169. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i1.8652