CHELSEA GIRLS, WALDEN. 1966, 1969. SOM DIRETO, SILÊNCIO, VOZES, DESLOCAMENTOS.

Autores

  • Fernando Morais da Costa PPGCOM - UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3243

Resumo

Uma análise comparativa das relações entre sons e imagens em Chelsea Girls (Andy Warhol, 1966) e em Walden: Diaries, Notes and Sketches (Jonas Mekas, 1969) que tem como intuito demonstrar polos de experimentação sonora diferentes entre si, embora se tratando de filmes razoavelmente próximos em suas épocas e contextos de produção. Chelsea Girls estabelece uma relação contínua entre som direto e silêncio. Walden cria uma relação ambígua entre as imagens e os sons que não são seus respectivos sons diretos, mas ainda assim dialogam com elas de forma também íntima, a partir de um modelo de sincronização ambivalente.

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Biografia do Autor

Fernando Morais da Costa, PPGCOM - UFF

Fernando Morais da Costa é doutor em comunicação, professor do Departamento de Cinema e Video e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Autor de O som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008) e organizador de Som + Imagem (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).

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Publicado

16-09-2016

Como Citar

Costa, F. M. da. (2016). CHELSEA GIRLS, WALDEN. 1966, 1969. SOM DIRETO, SILÊNCIO, VOZES, DESLOCAMENTOS. Revista Eco-Pós, 19(2), 97–107. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i2.3243