Letramento em Ecomídia

uma introdução à intersecção entre mídia, tecnologia e sustentabilidade ambiental

Authors

  • Antonio López Universidade John Cabot

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28541

Keywords:

Letramento Ecomidiático, SSustentabilidade Ambiental, Estudos de Ecomídia, Pegada Ecológica, Educação Midiática

Abstract

Este artigo apresenta o campo emergente do letramento[1] em ecomídia, que explora as complexas relações entre mídia, tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sustentabilidade ambiental. O letramento ecomidiático investiga tanto as consequências ecológicas dos sistemas e tecnologias (“pegadas ecológicas”) [“ecomedia footprint"] quanto o papel da mídia na formação da consciência ambiental, crenças, narrativas e ações (seu mindset ou sua “mentalidade ecológica”) [“ecomedia mindprint”]. Esta introdução fornece uma visão geral dos principais conceitos, estruturas analíticas e objetivos de aprendizagem do letramento em ecomídia, demonstrando sua relevância em diversas disciplinas acadêmicas e seu potencial para promover práticas midiáticas mais sustentáveis e equitativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio López, Universidade John Cabot

É professor de Comunicação e Estudos de Mídia na Universidade John Cabot em Roma, Itália, e, atualmente, é um dos maiores especialistas globais no campo da alfabetização ecomídia. Ele escreveu quatro livros e é o editor principal do The Routledge Handbook of Ecomedia Studies (2024).

References

CORBETT, J. B. Communicating nature: How we create and understand environmental messages. Island Press, 2006.

DAOU, P.; KING, G.; LÓPEZ, A. Advancing sustainability in media education through ecomedia literacy: A case study from Lebanon. In: B. MAURER; M. RIECKMANN; J.-R. SCHLUCHTER (Eds.). Medien—Bildung—Nachhaltige Entwicklung Inter- und transdisziplinäre Diskurse. Juventa Verlag ein Imprint der Julius Beltz GmbH & Co. KG, 2024.

LÓPEZ, A. Ecomedia literacy: Integrating ecology into media education. Routledge, 2021.

LÓPEZ, A. Ecomedia literacy: Ethics, ecojustice, and the climate emergency. In: B. S. DE ABREU (Ed.). Media literacy for justice: Lessons for changing the world. ALA Neal-Schuman, 2022.

LÓPEZ, A. Ecomedia literacy & SDGs: A handbook for higher ed. LAS Collab, 2024a.

LÓPEZ, A. Ecomedia literacy: Bringing ecomedia studies into the classroom. In: A. LÓPEZ; A. IVAKHIV; S. RUST; M. TOLA; A. Y. CHANG; K. CHU (Eds.). Routledge handbook of ecomedia studies. p. 99–107. Routledge, 2024b.

LÓPEZ, A. et al. (Eds.). Routledge handbook of ecomedia studies. Routledge, 2024.

MAXWELL, R.; MILLER, T. Greening the media. Oxford University Press, 2012.

RUST, S.; MONANI, S.; CUBITT, S. (Eds.). Ecomedia: Key issues. Routledge, 2016.

STAROSIELSKI, N.; WALKER, J. (Eds.). Sustainable media: Critical approaches to media and environment. Routledge, 2016.

Published

2025-06-19

How to Cite

López, A. (2025). Letramento em Ecomídia: uma introdução à intersecção entre mídia, tecnologia e sustentabilidade ambiental. Revista Eco-Pós, 28(1), 49–64. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28541