Memórias Latentes
Latent Memories: appropriation and re-signification of family portraits
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27744Keywords:
appropriation, photography, Van Dyke Brown, memory, family portraitsAbstract
Family portraits became popular a few decades after the advent of photography, and soon became artifacts of memory. Accumulated over the years, they often end up losing their referents and their testimonies. At the same time that these photographs end up accumulating in second hand stores and popular markets, their stories are also lost. This article is a reflection about family portraits and the association between image and memory, analyzing the re-signification of photographs by contemporary artists who work with the appropriation of images.
Downloads
References
ANDERSON, Christina Z. Gum printing and other amazing contact printing processes. Bozeman: s. n., 2013.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. As dimensões materiais da fotografia: cultura material e retratos de família. História e Cultura. Franca, v. 5, n. 2, p. 205-227, set., 2016.
BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memória e Família. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 29-42, 1989.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM. São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2º semestre, 2006.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: Ed. G. Gilli, 2012.
JAMES, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. Boston: Cengage Learning, 2016.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
______. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 39-46.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leituras da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium. Campinas, n. 2, p. 5-23, 2000.
PARDO, Rebeca. Egologías: imágenes familiares, memoria, arte, identidade y Postmodernidad. In: ACTAS DEL PRIMER CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍA. Zarautz: Photomuseum, 2006. p. 217-225.
______. La fotografia y el álbum familiar: Del estúdio del fotógrafo a la sala de exposiciones pasando por la intimidad del hogar. In: ACTAS DEL SEGUNDO CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍa. Zarautz: Photomuseum, 2007, p. 1-19.
RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
______. Rosângela Rennó. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
______. Série Vermelha (Militares), 2001 – 2003. 2003b. Disponível em: <http://universes-in-universe.de/car/venezia/bien50/bra/e-renno.htm>. Acesso em: 31 mai. 2019.
______. III Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo (entrevista). 2013. Vídeo (09min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Chx-Rm_MKIQ&t=186s>. Acesso em: 30 mar. 2019.
SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.
______. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades. Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan.-jun. 2012.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
VISCONTI, Jacopo Crivelli. Evidências ocultas. In: MILHAZES, Beatriz; RENNÓ, Rosângela. Sonhos despedaçados. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p. 42-54. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019.
VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Imagem e Memória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 19-32.
ZANDAVALLI, Rochele Boscaini. Rever. Porto Alegre: Imago escritório de arte, 2012.
______. Rever: retratos ressignificados. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.