Memórias Latentes

Latent Memories: appropriation and re-signification of family portraits

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27744

Keywords:

appropriation, photography, Van Dyke Brown, memory, family portraits

Abstract

Family portraits became popular a few decades after the advent of photography, and soon became artifacts of memory. Accumulated over the years, they often end up losing their referents and their testimonies. At the same time that these photographs end up accumulating in second hand stores and popular markets, their stories are also lost. This article is a reflection about family portraits and the association between image and memory, analyzing the re-signification of photographs by contemporary artists who work with the appropriation of images.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina Koch, Universidade Feevale

Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Especialista em Docência Universitária no Século XXI (2019) e Graduada em Fotografia (2019) pela mesma Universidade. Bolsista de aperfeiçoamento científico no Projeto de Pesquisa "Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea".

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais pela Universitat de Barcelona, Espanha (2013) e Bacharel em Artes Visuais, pela Universidad Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia (2000). Pesquisadora e professora da Universidade Feevale, RS, onde atua como professora permanente no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de graduação em Artes Visuais e Fotografia. Atualmente é pesquisadora convidada na Universidade de Murcia, Espanha. 

Myra Adam de Oliveira Gonçalves

Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Fotografia pela mesma Universidade (2003). Foi docente na graduação e pós-graduação em Fotografia, Artes Visuais, Design Gráfico e Produção Audiovisual na Universidade Feevale, na Universidade de Caxias do Sul, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e nas Faculdades Integradas de Taquara. Na Feevale também coordenou os cursos de Fotografia e Design Gráfico. Atualmente atua profissionalmente como Fotógrafa em eventos culturais na cidade de Porto Alegre/RS e dedica-se à pesquisa de Processos Históricos em Fotografia, Fotografia Alternativa, Artes e Cinema.

References

ANDERSON, Christina Z. Gum printing and other amazing contact printing processes. Bozeman: s. n., 2013.

ANDRÉ, Richard Gonçalves. As dimensões materiais da fotografia: cultura material e retratos de família. História e Cultura. Franca, v. 5, n. 2, p. 205-227, set., 2016.

BARROS, Myriam Moraes Lins de. Memória e Família. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 29-42, 1989.

FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007.

FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM. São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2º semestre, 2006.

FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: Ed. G. Gilli, 2012.

JAMES, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. Boston: Cengage Learning, 2016.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

______. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 39-46.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leituras da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium. Campinas, n. 2, p. 5-23, 2000.

PARDO, Rebeca. Egologías: imágenes familiares, memoria, arte, identidade y Postmodernidad. In: ACTAS DEL PRIMER CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍA. Zarautz: Photomuseum, 2006. p. 217-225.

______. La fotografia y el álbum familiar: Del estúdio del fotógrafo a la sala de exposiciones pasando por la intimidad del hogar. In: ACTAS DEL SEGUNDO CONGRESO DE LA HISTORIA DE LA FOTOGRAFÍa. Zarautz: Photomuseum, 2007, p. 1-19.

RENNÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

______. Rosângela Rennó. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

______. Série Vermelha (Militares), 2001 – 2003. 2003b. Disponível em: <http://universes-in-universe.de/car/venezia/bien50/bra/e-renno.htm>. Acesso em: 31 mai. 2019.

______. III Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo (entrevista). 2013. Vídeo (09min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Chx-Rm_MKIQ&t=186s>. Acesso em: 30 mar. 2019.

SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005.

______. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades. Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan.-jun. 2012.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

VISCONTI, Jacopo Crivelli. Evidências ocultas. In: MILHAZES, Beatriz; RENNÓ, Rosângela. Sonhos despedaçados. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p. 42-54. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019.

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Imagem e Memória. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo, 2005. p. 19-32.

ZANDAVALLI, Rochele Boscaini. Rever. Porto Alegre: Imago escritório de arte, 2012.

______. Rever: retratos ressignificados. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

Published

2021-12-20

How to Cite

Koch, K., Ribero Rueda, L., & Adam de Oliveira Gonçalves, M. (2021). Memórias Latentes: Latent Memories: appropriation and re-signification of family portraits. Revista Eco-Pós, 24(3), 55–74. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27744