Ressentimento e guerra cultural no populismo de extrema direita:
tensões morais e fronteiras de antagonismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27704Keywords:
Populismo, Ressentimento, Guerra Cultural, Jair BolsonaroAbstract
O artigo busca reivindicar a relevância dos afetos políticos para a compreensão do bolsonarismo, tomado como fenômeno populista de extrema direita. Parte-se da premissa de que o governo de Jair Bolsonaro institui uma política do ressentimento fortemente articulada a uma guerra cultural. Nesse sentido, investiga-se alguns traços fundamentais do populismo, define-se a ideia de política do ressentimento e discute-se algumas das tensões morais e condições de emergência da política ressentida praticada por Bolsonaro. Por fim, observa-se a práxis discursiva dessa atuação no perfil do presidente da República no Twitter, uma das principais plataformas de visibilidade do chefe do Executivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista ECO-Pós
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.