Ambiguidades no discurso fotográfico: produção de sentido sobre a degradação do solo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27511Abstract
Com base em arcabouço teórico-metodológico que envolve os estudos do discurso e de imagem, analisa-se uma fotografia publicada em 2019, pelo Portal G1, que ilustra uma matéria sobre os efeitos da erosão do solo sobre a produção agrícola. Depreendem-se alguns sentidos pregnantes na enunciação imagética, considerando que as fotografias contribuem para informar, dão mais ênfase às reportagens e desempenham funções estéticas. Constituem sentidos que podem corroborar estereótipos e reificações acerca do universo rural, suas identidades e idiossincrasias. Infere-se, com este estudo, que o discurso fotográfico apresenta ambiguidade ao retratar um conteúdo que permite dupla leitura. A condução pela interpretação da ideia de desertificação se dá pelo elemento verbal da legenda. Como fotografias não transmitem conceitos abstratos, cabe ao interlocutor atribuir sentidos que se conectem ao seu repertório, num ato de reforço ou contradição à intencionalidade dos sujeitos enunciadores.
Downloads
References
ALVES, Allana Shirley de Melo. A construção imagética da região nordeste. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)- Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/3653/1/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20imag%c3%a9tica%20da%20Regi%c3%a3o%20Nordeste.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. São Paulo: Edições 70, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick.; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2019.
COUTINHO, Iluska. Leitura e análise de imagem. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 330-344.
DUTRA, Manual José Sena. A Amazônia na TV: produção de sentido e o discurso da ecologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Intercom, 2001. p. 31-52. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP9DUTRA.PDF. Acesso em: 11 jun. 2020.
EROSÃO do solo pode reduzir rendimento de plantações pela metade, diz ONU. Portal G1, Rio de Janeiro, 15 maio 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/05/15/erosao-do-solo-pode-reduzir-rendimento-de-plantacoes-pela-metade-diz-onu.ghtml. Acesso em: 23 fev. 2020.
GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. Tradução de Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GROSSI, Marina. Davos e sustentabilidade. Cebds, Rio de Janeiro, 22 jan, 2019. Disponível em: https://cebds.org/davos-e-a-sustentabilidade/#.XpxS-Zl7mUl. Acesso em: 19 abr. 2020.
JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996.
LEITÃO, Juliana Andrade; SANTOS, Maria Salett Tauk. Imagem jornalística e representações sociais: a imagem dos Sertões. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 35, n. 1, p. 133-155, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/interc/v35n1/08.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
MAIO, Ana Maria Dantas de. Comunicação e representações sociais: o Pantanal que os brasileiros (des) conhecem. Estudos em Comunicação, n. 5, p. 217-226, maio 2009.
ONU: fome atinge mais de 820 milhões de pessoas no mundo. ONU News, Nova Iorque, 15 jul. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/07/1680101. Acesso em: 12 abr. 2020.
PEREIRA, Flora. Líderes mundiais se reúnem no maior fórum ambiental da ONU para defender economias sustentáveis. Pnuma, Nairóbi, 10 mar. 2019. Disponível em: https://www.unenvironment.org/pt-br/noticias-e-reportagens/press-release/lideres-mundiais-se-reunem-no-maior-forum-ambiental-da-onu. Acesso em: 19 abr. 2020.
RESTOLHO. In: Wikipédia: a enciclopédia livre, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Restolho. Acesso em: 8 jun. 2020.
SILVA, Frederico Augusto Barbosa da; ZIVIANI, Paula; GHEZZI, Daniela Ribas. As tecnologias digitais e seus usos. Rio de Janeiro: Ipea, 2019. (Texto para discussão, 2470). Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_uuu2470.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
SILVA, Sarah Dantas do Rego; MASSUCHIN, Michele Goulart. Aspectos regionais no telejornalismo nacional: uma análise de conteúdo qualitativa da representação do nordeste no Jornal Hoje. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 21., 2019, São Luís. Anais […]. São Luís, Intercom Nordeste, 2019. p. 1-15. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-0872-1.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
SOARES, Nelson; FERREIRA, Giovandro Marcus. Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Intexto, n. 39, p. 177-200, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/64907/40292. Acesso em: 20 fev. 2020.
SOUSA, Jorge Pedro. Análise qualitativa do discurso fotográfico dos meios jornalísticos impressos. In: SOUSA, Jorge Pedro. Introdução à análise do discurso jornalístico impresso: um guia para estudantes de graduação. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004a. p. 113-132.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004b.
SOUZA, Tania Conceição Clemente de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. Rua, v. 7, n. 1, p. 65-94, out. 2015 Disponível em: https://doi.org/10.20396/rua.v7i1.8640721. Acesso em: 1º maio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.