Welcome to fear city: crime film, crisis and the urban imagination

Authors

  • Eduardo Prado Cardoso Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27423

Abstract

O livro Welcome to fear city: crime film, crisis and the urban imagination apresenta uma análise histórica e estética de filmes policiais de locação produzidos na década de 1970 nos Estados Unidos da América. Ao discorrer sobre crises urbanas do período, refletidas em novas paisagens arquitetônicas, destaques da imprensa e movimentos sociopolíticos, Nathan Holmes argumenta que os filmes de crime, em sua diversidade, tocaram os espaços públicos de maneira contundente, inclusive contrastando a vivacidade e desordem dos centros urbanos com a gradativa homogeneização suburbana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Prado Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

Graduado em Audiovisual pela ECA-USP (2011), realizou mestrado entre 2015 e 2017 nas universidades Lusófona (Lisboa), Edinburgh Napier (Edimburgo) e Baltic Film School (Tallinn), com bolsa da European Commission (EACEA). Atualmente, é doutorando do Lisbon Consortium, mantido pela Universidade Católica Portuguesa e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Sua pesquisa se ocupa de narrativas de violência em diferentes meios.

References

GOFFMAN, Erving. Relations in public: microstudies of the public order. Nova Iorque: Basic Books, 1971.

HOLMES, Nathan. Welcome to fear city: crime film, crisis and the urban imagination. Albany: State University of New York Press, 2018.

KRACAUER, Siegfried. Theory of film: the redemption of physical reality. Nova Iorque: Oxford University Press, 1960.

LATOUR, Bruno & HERMANT, Emilie. Paris: invisible city. Sítio do Massachusetts Institute of Technology, 2006. Disponível em: http://web.mit.edu/uricchio/Public/television/documentary/Latour_ParisInvisibleCity.pdf. Acesso em: 8 de agosto de 2019.

Published

2019-12-19

How to Cite

Cardoso, E. P. (2019). Welcome to fear city: crime film, crisis and the urban imagination. Revista Eco-Pós, 22(3), 332–341. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27423