Comunicação e Consumo da Cidade: entre espaços construídos e espaços vividos
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27414Abstract
Abordamos, neste artigo, o consumo da cidade a partir da produção de sentidos e de discursos presentes em projetos de reurbanização da região central da cidade de São Paulo, lugar que propicia diálogos, debates e embates característicos do nosso espaço-tempo histórico e nos permite descortinar os discursos institucionalizados sobre áreas urbanas de interesse de várias ordens. Definimos como questão a ser debatida a produção de sentidos sobre a cidade de São Paulo, notadamente aquela promovida no âmbito de projetos de reurbanização, bem como a concepções de cidade que justificam intervenção no centro desta metrópole brasileira. Para tanto, o corpus a ser analisado é formado por três propostas de reurbanização na região central da cidade de São Paulo: Projeto Nova Luz, 2011; Projeto Centro Novo, 2017; e Projeto Campos Elísios Vivo, 2018. Tendo como principal inspiração teórico-metodológica a análise de discurso de linha francesa, mobilizamos estudiosos do campo da comunicação, dos estudos do consumo e da cidade que fundamentam teoricamente nossas reflexões.Downloads
References
CAMPOS ELÍSEOS VIVO. Disponível em: Acesso em 20.08.2019.
CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.
CENTRO NOVO. Uma visão para o centro de São Paulo. 2017. Disponível em: . Acesso em 20.08.2019.
FORTUNA, C. Culturas urbanas e espaços públicos: sobre as cidades e a emergência de um novo paradigma sociológico. Revista Critica de Ciências Sociais, n. 63, out.2002, p. 123-148.
FREITAG, Barbara. Teorias da cidade. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GATTI, Simone. Le Monde Diplomatique Brasil. O habitar precário e invisível: conflitos e disputas da política habitacional no território da cracolândia. 04.07.2017.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução: Eduardo Brandão. 1a. ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
PUE. Projeto Urbanístico Específico. Subproduto 5.1 PUE Consolidado. 2011. Disponível em: < https://bit.ly/2Ej2Rzm> Acesso em 20.08.2019.
ROLNIK, Raquel. Blog. Projeto Centro Novo: mais do mesmo ou blefe midiático da prefeitura de SP? 02.10.2017. Disponível em: . Acesso em: 20.08.2019.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SEIXAS, João. A projeção de Lisboa: utopias, visões e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo. Revista Rossio. Estudos de Lisboa. nr. 5, jun/2015, CML - Câmara Municipal de Lisboa.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida do espírito. In.: FORTUNA, C. (org.). Cidade, Cultura e Globalização: ensaios de sociologia. Oeiras: Celta Editora, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.