Intermidialidade e efeito cinema na poesia contemporânea

Authors

  • Carla da Silva Miguelote Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1974

Abstract

Neste artigo, discuto o cruzamento de fronteiras na arte e na poesia contemporâneas sob a perspectiva da intermidialidade. Para melhor compreender esse contexto, proponho confrontá-lo com o ideário modernista da especificidade e da pureza das artes. Tentarei mostrar que a intermidialidade é potencializada pelo que Philippe Dubois chama de “efeito cinema” na arte contemporânea. Embora Dubois proponha o conceito para pensar o universo das artes visuais, experimento estendê-lo à poesia contemporânea, apostando se tratar de um interessante operador crítico para a abordagem de uma produção poética que atua para além dos limites da página.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla da Silva Miguelote, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Adjunta do Departamento de Letras da UNIRIO

References

AGAMBEN, Giorgio. O cinema de Guy Debord. Disponível em: http://www.intermidias.blogspot.com.br/2007/07/o-cinema-de-guy-debord-de-giorgio.html. Acesso em 12/02/2015.

ARAÚJO, Ricardo. Poesia visual. Vídeo Poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

BOURRIAUD, Nicolas. Postproduction. Culture as screenplay: how art reprograms the world. New York: Lukas & Sternberg, 2002.

CAMPOS, Augusto de. Poesia, estrutura. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Decio; CAMPOS, Haroldo de (org.). Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 2002.

COMBE, Dominique. Poésie et récit: une rhétorique des genres. Paris: José Corti, 1989.

DUBOIS, Philippe. Sobre o “efeito cinema” nas instalações contemporâneas de fotografia e vídeo. In: MACIEL, Katia. (Org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 85-91.

GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.

GARDNER, James. Cultura ou lixo? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

GREENBERG, Clement. Clement Greenberg e o debate crítico. Org. Glória Ferreira e Cecília Cotrim de Mello. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

HIGGINS, Dick. Intermídia. In: DINIZ, T.F.N; VIEIRA, A.S. (Org.) Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona: FALE/UFMG, 2012, p. 41-50.

HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência: São Paulo: Aleph, 2008.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In: Arte & Ensaios, Revista do Programa

de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, UFRJ, ano XV, n. 17, 2008, p. 128-137

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. O paralelo das artes. São Paulo: Ed. 34, 2005.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

MACIEL, Katia. “O cinema tem que virar instrumento”. As experiências quasi-cinema de Hélio Oiticica e Neville de Almeida. In: MACIEL, Katia. (Org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 281-292.

MARTELO, Rosa. O cinema na poesia. Lisboa: Documenta, 2012.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PARENTE, André. A forma cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia. (Org.) Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 23-47.

RAJEWSKY, Irina.O. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, T.F.N; VIEIRA, A.S. (Org.) Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona: FALE/UFMG, 2012. p. 51-73.

REZENDE, Renato; MACIEL, Katia. Poesia e videoarte. Rio de Janeiro: Circuito; Funarte, 2013.

Published

2015-07-20

How to Cite

Miguelote, C. da S. (2015). Intermidialidade e efeito cinema na poesia contemporânea. Revista Eco-Pós, 18(1), 89–103. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1974