(Re)atualização da imagem de arquivo: ou como dois filmes de Harun Farocki conseguem “anarquivar” o olhar
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1464Abstract
No presente artigo, Sylvie Rollet analisa dois filmes de Harun Farocki que retomam arquivos visuais registrados sob a demanda dos nazistas: Imagens do mundo e inscrições da guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 1988) e Em suspenso (Aufschub, 2007). O que apresentam essas imagens quando as revemos pós-fato? Como sua re-apresentação -- se a entendemos como re-exposição e re-visão -- se propõe enquanto leitura crítica? Essa leitura propriamente dita visa a análise histórica ou, mais exatamente, a transmissibilidade dessas imagens, ou seja, a possibilidade de sua apropria- ção subjetiva pelo espectador? Qual o papel da retomada fílmica desses vestígios visuais do acon- tecimento na formação, no presente, de uma imagem desse passado? Essas são as questões sobre as quais a pesquisadora se propõe a refletir ao longo do artigo.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.