Eu, na fronteira dos teus olhos - sujeitos, territórios e resistência no conflito Israel/Palestina a partir de um filme de Aviv Mograbi
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1277Abstract
A partir de uma análise do filme Avenge but one of my two eyes, de Aviv Mograbi, este artigo problematiza o produção de territórios afetivos como forma de resistência no contexto do conflito Israel/Palestina. Para esta reflexão, falar da fronteira, espaço atravessado por um desejo de alteridade, é participar de um universo narrativo que constrói e desconstrói os limites entre os dois povos. A proposta é refletir sobre a alteridade como instância de produção de poéticas narrativas contundentes para pensarmos o conflito, antes de tudo, como objeto da complexa relação entre o eu e o outro. No conflito Israel/Palestina, resistir é também produzir e imaginar novos territórios e sujeitos, fazendo de uma ausência uma presença, particularmente em se tratando de um cinema cuja estética acontece sob o signo da coação. Nas fronteiras de uma geografia violentada, Mograbi, com o seu próprio corpo e com o corpo fílmico que cria, nos mostra as durezas e os atravessamentos possíveis, atentando-nos para o fato de que, no contexto daquele conflito, a terra, o social e os sujeitos são aspectos indissociáveis.Downloads
References
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2000.
DARWISH, Mahmoud. The butterfly's burden. London: The Bloodaxe Books, 2007.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles e GUARRARI, Félix. O anti-édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.
FRANÇA, Andréa. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Editora Papirus, 1990.
KHALIDI, Rashid. Palestinian Identity -- the construction of modern national consciousness, Columbia University Press, New York 2010.
KHOURI, Elias. Porta do sol. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.
MIGNOLO, Walter. “Geopolítica de la sensibilidad y del conocimiento: sobre (de)colonialidad, pensamiento fronterizo y desobediencia epistémica”. EIPCP - Instituto Europeo para Politicas Culturales Progresivas, em http://eipcp.net/transversal/0112/mignolo/es (acesso 17/06/2014)
NACIFY, Hamid. “Palestinian Exilic Cinema and Film Letters”. In: Dabashi, H. Dreams of a Nation: on Palestinian Cinema. London: Verso, 2006.
PAPPÉ, I. e HILAL, J. Across the wall -- narratives of Israeli-Palestinian History. London: I.B.Tauris, 2010.
RESENDE, Fernando. e PAES, Ana. “The Arab conflicts and the media discourse: a Brazilian perspective”. Global Media and Communication. London: Sage, 2011 7(3).
RESENDE, Fernando. “Being and not being a nation: a narratological approach to the question of Palestine”. In: Palestine since the Ottomans. Istambul: Turkish Historical Society, 2014.
ROGOFF, Irit. Terra Infirma: geography's visual culture. London: Routledge, 2000.
SAID, Edward, “Permission to Narrate”. Journal of Palestine Studies, 13 (3): 27-48, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.