Eu, na fronteira dos teus olhos - sujeitos, territórios e resistência no conflito Israel/Palestina a partir de um filme de Aviv Mograbi

Authors

  • Fernando Antônio Resende Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Robalinho Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1277

Abstract

A partir de uma análise do filme Avenge but one of my two eyes, de Aviv Mograbi, este artigo problematiza o produção de territórios afetivos como forma de resistência no contexto do conflito Israel/Palestina. Para esta reflexão, falar da fronteira, espaço atravessado por um desejo de alteridade, é participar de um universo narrativo que constrói e desconstrói os limites entre os dois povos. A proposta é refletir sobre a alteridade como instância de produção de poéticas narrativas contundentes para pensarmos o conflito, antes de tudo, como objeto da complexa relação entre o eu e o outro. No conflito Israel/Palestina, resistir é também produzir e imaginar novos territórios e sujeitos, fazendo de uma ausência uma presença, particularmente em se tratando de um cinema cuja estética acontece sob o signo da coação. Nas fronteiras de uma geografia violentada, Mograbi, com o seu próprio corpo e com o corpo fílmico que cria, nos mostra as durezas e os atravessamentos possíveis, atentando-nos para o fato de que, no contexto daquele conflito, a terra, o social e os sujeitos são aspectos indissociáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Antônio Resende, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), Pós-doutorado na School of Oriental and African Studies (SOAS - University of London - Inglaterra - 2013), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia. Vice-coordenador do PPGCOM/UFF e Coordenador local do Erasmus Mundus Joint Doctorate - Cultural Studies in Literary Interzones (UFF/Bergamo/Tübingen/Perpignan/Delhi). Pesquisador PQ/CNPq com ênfase em teoria e estudos da Comunicação e do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, discurso, narrativas, cultura, comunicação, alteridade, conflito e Oriente Médio. Pesquisador associado do Centre for Film and Media Studies e do Centre for Palestinian Studies da SOAS - University of London. Foi vice-coordenador do GT Islam & Media da International Association for Media and Communication Research (IAMCR - 2011/2012); pesquisador visitante (Faperj, 2007/2008) na UFF e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsa CES/2003). Coordenou o Mestrado Interinstitucional (Minter - UFF/UFMA/2009/2011) e o GT Estudos do Jornalismo, na COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2009/2010). Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002)

Roberto Robalinho Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, na qual desenvolve pesquisa sobre a produção e circulação de imagens nos conflitos urbanos, foi professor substituto de “Oficina de Produção Audiovisual” e “Roteiro 1” no departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, Prêmio Biblioteca UFF para sua dissertação de mestrado “Miragens e Estilhaços da Guerra”.

References

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2000.

DARWISH, Mahmoud. The butterfly's burden. London: The Bloodaxe Books, 2007.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles e GUARRARI, Félix. O anti-édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.

FRANÇA, Andréa. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Editora Papirus, 1990.

KHALIDI, Rashid. Palestinian Identity -- the construction of modern national consciousness, Columbia University Press, New York 2010.

KHOURI, Elias. Porta do sol. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

MIGNOLO, Walter. “Geopolítica de la sensibilidad y del conocimiento: sobre (de)colonialidad, pensamiento fronterizo y desobediencia epistémica”. EIPCP - Instituto Europeo para Politicas Culturales Progresivas, em http://eipcp.net/transversal/0112/mignolo/es (acesso 17/06/2014)

NACIFY, Hamid. “Palestinian Exilic Cinema and Film Letters”. In: Dabashi, H. Dreams of a Nation: on Palestinian Cinema. London: Verso, 2006.

PAPPÉ, I. e HILAL, J. Across the wall -- narratives of Israeli-Palestinian History. London: I.B.Tauris, 2010.

RESENDE, Fernando. e PAES, Ana. “The Arab conflicts and the media discourse: a Brazilian perspective”. Global Media and Communication. London: Sage, 2011 7(3).

RESENDE, Fernando. “Being and not being a nation: a narratological approach to the question of Palestine”. In: Palestine since the Ottomans. Istambul: Turkish Historical Society, 2014.

ROGOFF, Irit. Terra Infirma: geography's visual culture. London: Routledge, 2000.

SAID, Edward, “Permission to Narrate”. Journal of Palestine Studies, 13 (3): 27-48, 1984.

Published

2014-11-04

How to Cite

Resende, F. A., & Lima, R. R. (2014). Eu, na fronteira dos teus olhos - sujeitos, territórios e resistência no conflito Israel/Palestina a partir de um filme de Aviv Mograbi. Revista Eco-Pós, 17(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i2.1277