Paisagens e Crônicas Visuais da Destruição: índices e temporalidades do discurso visual no fotojornalismo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v14i2.1206Abstract
Este artigo se propõe a examinar a tópica da paisagem, como elemento condutor da representação da catástrofe no fotojornalismo: recupera-se a noção de indexicalidade, na chave em que ela é pensada relativamente ao conceito da “aura”, na reflexão de Walter Benjamin sobre a história da fotografia; correlaciona-se o tema pictórico da paisagem, em seu aspecto de estabilidade e mudança, ao problema da sublimidade nos escritos de Edmund Burke. Na conclusão, se examinam pistas sobre as relações entre catástrofe e historicidade, a partir da representação de uma natureza revolta.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.