Os estudos culturais e a recepção cinematográfica: um mapeamento crítico
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v7i2.1122Abstract
Do período que sucede maio de 1968 até a contemporaneidade, a história da teoria do cinema em geral e, mais particularmente, a da teorização da espectatorialidade cinematográfica -- seu tema condutor ao longo deste percurso -- pode ser narrada em termos de um deslocamento desde as perspectivas da homogeneidade, típicas das teorias dos anos 70, para as da heterogeneidade, que orientam a reflexão mais significativa a partir dos anos 80 (Mayne, 1993). Durante a maior parte da década de 1970, pensa-se a espectatorialidade do cinema mainstream sob a ótica de um absoluto determinismo textual, que promove a homogeneização seja da instância textual, seja da espectatorial, ambas retiradas do contexto sóciohistórico da produção e recepção cinematográficas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.