Consumo e transporte coletivo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v9i2.1081Abstract
O problema do consumo se coloca para o transporte coletivo, a meu ver, da seguinte forma. É preciso distinguir o momento em que o usuário passa a cliente -- em que o passageiro não é tratado como alguém que tem direito de uso daquele transporte coletivo, mas como um consumidor -- de deslocamento e do que for possível consumir naquele contexto --, como cliente. É quando o direito de uso é substituído pelo fenômeno do consumo. Este pode até vir a ser chamado de direito, mas se observa que este direito tende a beneficiar menos as pessoas do que as empresas que lhes vendem algo, inclusive transporte. Tipicamente isso ocorre na situação de propriedade ou ao menos de operação privada dos transportes coletivos. Curiosamente, muitas vezes a “regulação” por parte do Estado -- da concessão, permissão ou outra modalidade de privatização -- é muito menos a guardiã do uso do que a garantidora desse consumo tomado como direito, não sem alguma distorção.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.