A imprensa brasileira e o PT: um balanço das coberturas das eleições presidenciais (1989-2006)

Autores

  • Fernando Antônio Azevedo Universidade Federal de Sâo Carlos

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i3.931

Resumo

O texto discute a relação entre a grande imprensa brasileira e o Partidos do Trabalhadores através da análise da cobertura das eleiçõs presidenciais entre 1989 e 2006.  Após revisar as principais interpretações disponíveis na literatura sobre o papel da mídia no processo eleitoral brasileiro, e tendo como referência empírica o acompanhamento da cobertura eleitoral dos jornais e revistas de circulação nacional, o artigo concorda com a interpretação de que a grande imprensa brasileira é conservadora. Contudo, rejeita as “teorias conspiratórias” e propõe que a relação entre a mídia imprensa e o PT foi antes de tudo determinada pela tensão entre valores ideológicos constitutivamente antagônicos entre a grande imprensa (adepta, em variados graus e convicções, da economia de mercado e da democracia representativa) e o PT (socialista e abrigando internamente grupos críticos da democracia representativa) antes do seu deslocamento para o centro político em 2002.   

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Biografia do Autor

Fernando Antônio Azevedo, Universidade Federal de Sâo Carlos

FERNANDO AZEVEDO é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos onde leciona no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

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Publicado

24-03-2010

Como Citar

Azevedo, F. A. (2010). A imprensa brasileira e o PT: um balanço das coberturas das eleições presidenciais (1989-2006). Revista Eco-Pós, 12(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i3.931