A besta sanguinária do iluminismo e o monstro multitudinário -- ou o mito da democracia contra a democracia --
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i2.897Resumo
Este artigo parte de um caso específico, qual seja, a maneira como professores universitários, acadêmicos “especialistas”, convidados por um programa de televisão da principal corporação de comunicação do Brasil, se puseram a julgar às revoltas dos países árabes -- especialmente a egípcia -- para mostrar como as origens da violência ocidental moderna está exatamente nesta postura do homem ocidental de se apresentar com o mais racional dos seres que já andou sobre a terra. Em outros termos, veremos como, paradoxalmente para alguns, está no iluminismo, mito fundador da liberdade e da democracia moderna, as origens dos maiores ataques e ameaças à democracia e à liberdade e das mais terríveis formas de violência produzidos no coração da sociedade ocidental moderna e contemporânea. Veremos então que a irracionalidade não é um passado da Razão a ser superada com o progresso desta, e sim aquilo que se produz no processo mesmo de afirmação da racionalidade. Veremos também que a democracia tem muito mais a ver com o fato da liberdade, com algo que é socialmente produzido e precisa se atualizar cada vez (ainda que se possa constituir uma memória democrática ativa), do que com estruturas de poder construídas na afirmação da Razão como um princípio transcendente a hierarquizar homens e sociedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.