As mediações no estudo de recepção da telenovela

Autores

  • Lírian Sifuentes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laura Wottrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Renata Córdova da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.884

Resumo

O trabalho problematiza as mediações de gênero, geração e classe social no universo da pesquisa de recepção da telenovela. A Teoria das Mediações de Jesús Martín-Barbero é tomada como base, pois considera que a comunicação deve ser pensada a partir da cultura. As mediações são investigadas teoricamente por meio de revisão bibliográfica e ilustradas através de três pesquisas de recepção, realizadas com jovens rurais, mulheres chefes de família e idosos. A metodologia empregada combina a entrevista em profundidade e a observação participante. Os resultados apontam para a  ênfase no gênero, na classe social e na geração como dimensões fundamentais da dinâmica social, as quais devem ser consideradas nos estudos de recepção. O estudo minucioso das mesmas permite realizar articulações que ampliam o entendimento do contexto através do qual a apropriação da telenovela adquire sentido no cotidiano dos receptores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lírian Sifuentes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação Social na PUCRS - bolsista Capes; mestre em Comunicação Midiática pela UFSM; jornalista graduada pela UFSM.

Laura Wottrich, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Comunicação Midiática na UFSM - bolsista Capes; pubilictátia graduada pela UFSM.

Renata Córdova da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Comunicação Midiática na UFSM - bolsista Capes; jornalista graduada pela UFSM.

Downloads

Publicado

20-08-2010

Como Citar

Sifuentes, L., Wottrich, L., & Silva, R. C. da. (2010). As mediações no estudo de recepção da telenovela. Revista Eco-Pós, 13(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.884