As Leitoras de Revista e as Apropriações dos Editoriais de Moda

Autores

  • Daniela Maria Schmitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.883

Resumo

A proposta deste texto é apresentar e discutir as apropriações dos editoriais de moda da revista Elle realizados por quatro leitoras residentes em Porto Alegre/RS. Os dados coletados fazem parte de uma pesquisa maior em que se intentava investigar os sentidos de feminilidade construídos na recepção de moda da revista. No processo de análise, atento para os potenciais de criação e reconfiguração dos conteúdos ofertados às leitoras por Elle, dentro da concepção de apropriação de Certeau (1994), assim como me alinho à perspectiva de recepção de Martín-Barbero (2003), privilegiando o olhar do receptor no processo comunicacional, tomando a cultura como um espaço de reflexão e compreensão deste. No texto apresento os dois tipos de consumo simbólico de moda encontrados: pessoal e profissional; e também as três principais formas de apropriação realizadas pelas leitoras: adaptação, cópia e recusa.

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Biografia do Autor

Daniela Maria Schmitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Publicitária e Mestre em Comunicação pela Unisinos, doutoranda em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Capes. Integrante do Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (Unisinos) e do Grupo Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS).

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Publicado

20-08-2010

Como Citar

Schmitz, D. M. (2010). As Leitoras de Revista e as Apropriações dos Editoriais de Moda. Revista Eco-Pós, 13(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.883