As Leitoras de Revista e as Apropriações dos Editoriais de Moda
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i1.883Resumo
A proposta deste texto é apresentar e discutir as apropriações dos editoriais de moda da revista Elle realizados por quatro leitoras residentes em Porto Alegre/RS. Os dados coletados fazem parte de uma pesquisa maior em que se intentava investigar os sentidos de feminilidade construídos na recepção de moda da revista. No processo de análise, atento para os potenciais de criação e reconfiguração dos conteúdos ofertados às leitoras por Elle, dentro da concepção de apropriação de Certeau (1994), assim como me alinho à perspectiva de recepção de Martín-Barbero (2003), privilegiando o olhar do receptor no processo comunicacional, tomando a cultura como um espaço de reflexão e compreensão deste. No texto apresento os dois tipos de consumo simbólico de moda encontrados: pessoal e profissional; e também as três principais formas de apropriação realizadas pelas leitoras: adaptação, cópia e recusa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.