Do Realismo Ilusório aos Mundos Ficcionais Incoerentes: Um esforço de definição das particularidades do video game

Autores

  • Carlos Magno Camargos Mendonça
  • Filipe Alves de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.874

Resumo

Este artigo resgata o debate a respeito da noção de jogo em busca de uma conceituação do Video Game capaz de superar as limitações da caracterização mais aceita desse meio: a de jogo jogado tendo por suporte a miÌdia digital e por regime representacional a simulação realista. Aqui eÌ colocada em cheque a ideia de que o ilusionismo imersivo seria o caraÌter principal da imagem no jogo digital, examinando as transformações sofridas pelo modelo de jogo claÌssico na sua transposição para o suporte digital e as aparentes incoereÌ‚ncias na união entre o sistema de regras do jogo e a criação de mundos ficcionais realistas.

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Publicado

07-05-2013

Como Citar

Magno Camargos Mendonça, C., & Alves de Freitas, F. (2013). Do Realismo Ilusório aos Mundos Ficcionais Incoerentes: Um esforço de definição das particularidades do video game. Revista Eco-Pós, 15(3), 108–127. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.874