Claudia: o jornalismo em uma revista feminina do século XXI

Autores

  • Gabrielle Vívian Bittelbrun Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daisi Vogel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.865

Resumo

Se as revistas sempre tiveram como característica a presença do entretenimento, da literatura e da cultura, as publicações destinadas ao público feminino, desde o seu surgimento, promoveram conhecimento e distração, com temáticas como moda, culinária e cuidado com os filhos, assimilando de maneira peculiar, notadamente a partir do século XX, os procedimentos jornalísticos. A leitura de edições de 2008 da revista Claudia evidencia recursos como a ancoragem em depoimentos de leitoras, a exploração do caráter de novidade das informações e a interpelação direta da leitora por “você”, tentando identificar (e identificar-se com) aquelas que seriam as inquietações e os anseios da mulher contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Vívian Bittelbrun, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Daisi Vogel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Literatura e professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

24-03-2011

Como Citar

Bittelbrun, G. V., & Vogel, D. (2011). Claudia: o jornalismo em uma revista feminina do século XXI. Revista Eco-Pós, 13(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.865