A consumidora consumida. Diálogo com Vilém Flusser sobre o consumo.

Autores

  • Jose Eugenio de Oliveira Menezes Faculdade Cásper Líbero Programa de Pós-Graduação em Comunicação http://orcid.org/0000-0002-5600-6079
  • Monica Martinez UNISO - Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2945

Resumo

O trabalho dialoga com a noção de consumo proposta pelo filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920-1991) no texto A consumidora consumida, publicado na revista Comentários, do terceiro semestre de 1972, periódico editado pelo Instituto Brasileiro Judaico de Cultura e Divulgação, na cidade do Rio de Janeiro, entre 1960 e 1973. Após revisão bibliográfica das concepções contemporâneas de consumo, problematiza dez termos destacados ao longo do artigo, a saber: sociedade do consumo; sociedade impotente para o consumo; bem/belo; nostalgie de la boue; natureza; wertlos/wertfrei, entwertet; lixo; consumido; sensu stricti; masculino/feminino. Considera que, por embasar os argumentos nas ciências arqueológicas da ecologia e da mitologia, entre outras, o texto da década de setenta do século XX ainda continua fundamental para os estudos a respeito de comunicação, consumo e relações de gênero no século XXI.

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Biografia do Autor

Jose Eugenio de Oliveira Menezes, Faculdade Cásper Líbero Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Monica Martinez, UNISO - Universidade de Sorocaba

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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Publicado

20-06-2016

Como Citar

Menezes, J. E. de O., & Martinez, M. (2016). A consumidora consumida. Diálogo com Vilém Flusser sobre o consumo. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2945

Edição

Seção

Dossiê