O GESTO DE OUVIR MÚSICA EM VILÉM FLUSSER

Autores

  • HERNÁN ULM Universidad Nacional de Salta
  • ALEX MARTONI Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2914

Resumo

O significativo impacto do pensamento de Vilém Flusser no domínio dos estudos das tecnoimagens oblitera, em certa medida, o fato de que o filósofo também se ocupou, ainda que em menor escala, dos problemas relativos ao som codificado. Este artigo tem, justamente, o objetivo de contribuir com o Dossiê Flusser se debruçando sobre este tema um tanto quanto marginal em sua obra para indicar sua rentabilidade na compreensão das complexas relações que envolvem técnica, estética e percepção no mundo contemporâneo. Nesse sentido, nos concentraremos, particularmente, em sua fenomenologia do gesto de ouvir música à luz da história cultural das tecnologias de áudio para, ao fim e ao cabo, refletirmos sobre até que ponto o agir e o querer humanos possuem uma dimensão tecnocultural, o que implica afirmar, em face à constelação conceitual flusseriana, que, ao adaptarmos nossos corpos para recepção da mensagem musical, somos programados pelos aparelhos a realizar, diuturnamente, rituais da percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HERNÁN ULM, Universidad Nacional de Salta

Hernán Ulm é Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2014) com a apresentação da tese “A fenda incomensurável. Literatura. Cinema”. É Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Nacional de Salta (Argentina) onde ministra cursos de Estética e Historia das Artes para Filosofia. Tem desenvolvido suas pesquisas em torno do tempo e como este se modula de modos diferencias na literatura e no cinema como modo de pensar uma “ontologia histórica de nós mesmos”. Tem ministrado cursos de pós-graduação em Universidades de Argentina, Chile e Brasil e tem publicado dois livros: Historia, ética y actualidad en Michel Foucault” e “Cuestión de Imágenes”. É coordenador do projeto de pesquisa “Uma genealogia das imagens: a questão das imagens”. Tem publicado artigos e capítulos de livros em Argentina, Chile e Brasil e desenvolve também pesquisas relativas a arte contemporânea no núcleo de pesquisas AEDCA na Universidade Nacional de Salta.

ALEX MARTONI, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorando em Estudos de Literatura UFF/PNPD Capes e Coordenador do Laboratório de Imagem e Som da UFF (LISUFF). Doutor em Estudos de Literatura pela UFF, com doutorado-sanduíche pela Stanford University (EUA), e Mestre em Teoria da Literatura pela UFJF, desenvolve pesquisas nas áreas de teoria literária, estudos de cinema, sound studies e intermedialidade.

 

 

 

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

ULM, H., & MARTONI, A. (2016). O GESTO DE OUVIR MÚSICA EM VILÉM FLUSSER. Revista Eco-Pós, 19(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.2914

Edição

Seção

Dossiê