Estudos de literacia midiática:

uma evolução no campo da comunicação nas pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28477

Palavras-chave:

Literacia Midiática, Educação Midiática, Comunicação, Estudos de Recepção

Resumo

A ausência de consenso na tradução de media literacy gera inquietações conceituais. Em interface com o campo  da Educação, sob a perspectiva da Comunicação e sua construção teórica e epistemológica, realizou-se um levantamento bibliográfico no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Concentrou-se em artigos cujos títulos incluíssem os principais termos utilizados para se referir à literacia midiática. Com o objetivo de compreender como esses termos são aplicados, quais são suas bases teóricas, os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas e suas relações com os estudos de recepção. Os principais resultados revelam a aplicação de diferentes nomenclaturas; o predomínio de autores e autoras internacionais na fundamentação conceitual; além da prevalência de pesquisas bibliográficas e estudos de caso como metodologias empregadas

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Biografia do Autor

Egle Muller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM) e docente do curso de Graduação em Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega, líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM) e integrante dos grupos de pesquisa COM+. É membro da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania – ALFAMED.

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, bolsista integral CAPES/Prosup, integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Alfabetização Digital e Consumo (DIGICOM).

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Muller Spinelli, E., & Afonso Portas, I. (2025). Estudos de literacia midiática: : uma evolução no campo da comunicação nas pesquisas brasileiras . Revista Eco-Pós, 28(1), 65–85. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28477