A Literacia Midiática e o Combate à Desinformação

iniciativas no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28458

Palavras-chave:

Desinformação, Pós-verdade, Desafios Sociais, Literacia Midiática

Resumo

Os desafios sociais tais como as mudanças climáticas, a sobrecarga de sistemas de saúde, as disparidades de acesso à educação, a precarização do trabalho, entre outros, são agravados pela desinformação, que compromete a interpretação dos fatos e a tomada de decisões. Esta investigação propõe um estudo comparativo entre Brasil e Portugal, realizado por meio de revisão integrativa da literatura, a fim de compreender o conceito de literacia midiática, analisando iniciativas para minimizar as implicações da desinformação, um dos maiores desafios sociais da atualidade. Os resultados mostram diversidade nas estratégias e recursos utilizados, destacando um consenso: apenas uma postura crítica torna a sociedade mais resistente às manipulações que favorecem interesses ilegítimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Daniele Maciel, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e bolsista de investigação no Gabinete de Gestão da Ciência e Tecnologia deste Centro, atuando na área das publicações científicas.

Sara Balonas, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Doutorada em Ciências da Comunicação - Publicidade na esfera social - ensina comunicação estratégica, marcas, publicidade e criatividade. Autora de artigos, livros e outras publicações científicas nestas áreas.  Investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Coordenadora do Createlab - Laboratório de Experimentação e Inovação (CECS) e do grupo de investigação Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais (CECS). Fundadora da B+ Comunicação (2002) e do Be True, programa de intervenção estratégica na esfera social (2010).

Aline Moreno, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, com bolsa da Fundação para a Ciência e a tecnologia (FCT). Mestra em Marketing e Comunicação pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Atualmente, é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

Carolina Toscano , Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestra em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

Referências

BORGES, G.; SIGILIANO, D.; LIMA, C. A. R.. #FandomsPeloVoto: activismo de los fans para la participación de los votantes jóvenes en las elecciones brasileñas de 2022. Palabra Clave, [S. l.], v. 26, n. 4, p. e2644, 2024. DOI: 10.5294/pacla.2023.26.4.4. Disponível em: https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/21879. Acesso em: 08 dez. 2024.

BRUM, A. R.; SCHMIDT, S. P.; SANTOS, V. B. Alfabetização Midiática-Visual: Um Direito Humano na Escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. e41688, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469841688. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/3b4QGRb5GWTmzTVYKvVVdGz/?lang=pt. Acesso em: 08 dez. 2024.

BUTLER, J. Discurso de ódio: Uma política do performativo. São Paulo: Editora UNESP, 2021.

CALIXTO, D.; LUZ-CARVALHO, T. G.; CITELLI, A. David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 127–137, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p127-137. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182270. Acesso em: 15 dez. 2024.

D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

ELSNER, M.; ATKINSON, G.; ZAHIDI, S. The global risks report 2025: Insight Report. 20 ed. Genebra: World Economic Forum, 2025. Disponível em: https://reports.weforum.org/docs/WEF_Global_Risks_Report_2025.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

FARNESE, P. Comunicação Organizacional em Universidades Públicas: os desafios de comunicar a ciência na sociedade midiatizada. Journal of Science Communication – América Latina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.22323/3.06010206. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/article/1242/galley/2585/download/. Acesso em: 08 dez 2024.

FERNANDES, P.; MATOS, A. P. da M.; FESTAS, I. Methodology for the evaluation of media literacy in children and youth. Recommendations and trends. Profesional de la información, [S. l.], v. 31, n. 6, 2022. DOI: 10.3145/epi.2022.nov.16. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/87078. Acesso em: 08 dez 2024.

FERRAREZI, R. A. Desinformação: impactos das fake news na democracia brasileira (Dissertação de mestrado profissional; Inovação na Gestão e Produção da Comunicação de Interesse Público). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul: 2023. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13741461. Acesso em: 08 dez 2024.

FROTA, S.; CORTÉS, L.; MELO, A. Literacy for everyone: the privileged role of journalism in promoting media literacy. Observatorio (OBS*), [S. l.], v. 18, n. 5, 2024. DOI: 10.15847/obsOBS18520242443. Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2443. Acesso em: 08 dez. 2024.

GUAZINA, L. S. Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 20-32, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p20-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/214328. Acesso em: 08 dez. 2024.

HAN, B. -C. Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Petropólis: Editora Vozes; 2022. E-book.

LELO, T. V.; CAMINHAS, L. Desinformação sobre gênero e sexualidade e as disputas pelos limites da moralidade. MATRIZes, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 179-203, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p179-203. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/179801. Acesso em: 15 dez. 2024.

LEWANDOWSKY, S. Climate change, disinformation, and how to combat it. Annual Review of Public Health, [S. l.], v. 42, n. 23, 1-23, 2020. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3693773. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/Delivery.cfm/SSRN_ID3693773_code2233577.pdf?abstractid=3693773&mirid=1. Acesso em: 15 dez. 2024.

LEWANDOWSKY, S.; COOK, J. (2020). O manual das teorias da conspiração. [S. l.]: [S. n.], 2020. Disponível em: https://sks.to/conspiracy-pt. Acesso em: 15 dez. 2024.

LOPES, E. L. P. Regulação é censura? Igual liberdade de expressão e democracia na Constituição de 1988. Dados, Rio de Janeiro, v. 66, n. 3, p. e20190061, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/dados.2023.66.3.298. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/cmy6tSKQZNjbCqWDBxHKFLz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2025.

MELLO, P. C. A Máquina do Ódio - Jornalismo, Fake News, Violência Digital. Lisboa: Quetzal, 2021.

MARQUES, I. O. Influência e efeitos cognitivos das fake news: Persuasão e confirmação. Anais de Resumos Expandidos - IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização, [S. l.], v. 1, n. 4, 2020. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/download/1173/1057. Acesso em: 10 jan. 2025.

MARQUETTO, C. R. Alfabetização midiática e jornalismo: práticas jornalísticas na escola para o desenvolvimento do pensamento crítico no combate à desinformação. (Tese de doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo: 2021. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9711/Cristine%20Rahmeier%20Marquetto_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 jan. 2025

MARTINS, A. Extrema-direita é principal algoz das fake news contra indígenas. Observatório da Imprensa. [online], 2024. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/midi/extrema-direita-e-principal-algoz-das-fake-news-contra-indigenas/. Acesso em: 15 dez. 2024.

MEDEIROS, P.; SALLES, D.; MAGALHÃES, T.; MELO, B.; SANTINI, R. M. Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes. Comunicação e Sociedade, [S. l.], v. 45, p. e024008, 2024. DOI: 10.17231/comsoc.45(2024).5417. Disponível em: https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/5417. Acesso em: 10 jan. 2025.

MONARI, A. C.; SACRAMENTO, I. A “vacina chinesa de João Doria”: A influência da disputa política-ideológica na desinformação sobre a vacinação contra a Covid-19. Revista Mídia e Cotidiano, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 125-143, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22409/rmc.v15i3. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354960127. Acesso em: 10 dez. 2024.

MORAIS, R.; JERÓNIMO, P. "Platformization of news," authorship, and unverified content: Perceptions around local media. Social Sciences, [S. l.], v. 12, n. 4, 200, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci12040200. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/12/4/200. Acesso em: 08 dez. 2024.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora; 2018. E-book.

OLIVA, G.; OLIVEN, R.; LENT, R.; ALMEIDA, V.; OLIVEIRA, T. (coords.). Desinformação e estratégias contra a desinformação científica. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências (ABC), 2024. https://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Livro-_-Desinformacao-Cientifica-_-ABC_Junho2024.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Princípios globais das Nações Unidas para a integridade da informação: Recomendações para ação de múltiplas partes interessadas. [S. l.]: Nações Unidas, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2024-07/ONU_PrincipiosGlobais_IntegridadeDaInformacao_20240624.pdf. Acesso em: 18 dez. 2024.

OLIVEIRA, A. F. P. (2022). Criação de narrativas digitais e literacia mediática: investigação-ação com alunos do ensino secundário. (Dissertação de mestrado; Tecnologia, Cultura e Sociedade). Universidade do Minho, Braga: 2022. Disponível em:

https://hdl.handle.net/1822/77406. Acesso em: 05 jan. 2025.

OLIVEIRA, A. F.; BRITES, M. J.; CERQUEIRA, C. Intergenerational perspectives on media and fake news during Covid‐19: Results from online intergenerational focus groups. Media and Communication, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 277–288, 2022. DOI: https://doi.org/10.17645/mac.v10i4.5712. Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/5712/2999. Acesso em: 20 dez. 2024.

OLIVEIRA, A. F.; MANETA, M.; BRITES, M. J.; RIBEIRO-RODRIGUES, V. How is Portugal addressing disinformation? Results of a mapping of initiatives (2010-2023). Observatorio (OBS*), [S. l.], v. 18, n. 5, 2024. DOI: 10.15847/obsOBS18520242444. Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2444. Acesso em: 02 fev. 2025.

OLIVEIRA, T. M. de. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5374. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5374. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5374. Acesso em: 10 dez. 2024.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. COVID-19: Guia de recursos e informações. [S. l.]: [S. n.], 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025.

OXFORD. Pós-verdade: a palavra do ano. OxfordLanguages [online], 2016. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 13 dez. 2024.

PEREIRA, C.; FAGUNDES, E. Lei de cotas: Estudos derrubam mitos sobre desempenho de alunos cotistas no Brasil. Lupa [online], 2023. Disponível em: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2023/11/20/lei-de-cotas-estudos-derrubam-mitos-sobre-desempenho-de-alunos-cotistas-no-brasil/. Acesso em: 05 dez. 2024.

PETRELLA, S. Literacia mediática e comunicação intergeracional: Estudo das trocas e partilhas no ‘encontro’ entre gerações distantes (Dissertação de mestrado; Educação para os Media). Universidade do Minho, Braga: 2020. Disponível em:

https://hdl.handle.net/1822/76141. Acesso em: 08 jan. 2025.

RAMOS, S.; MOREIRA, J. A. Tecnologias digitais associadas a práxis socioculturais: análise de práticas educativas no Brasil e em Portugal. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24647, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24647. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24647. Acesso em: 05 dez. 2024.

REATO, F. Fake news: Compreensão e análise da comunicação no mundo da desinformação. (Dissertação de mestrado; Tradução e Comunicação Multilingue). Universidade do Minho, Braga: 2021. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/77096. Acesso em: 08 jan. 2025.

RÊGO, A. R. Vigilância, controle e atenção: a desinformação como estratégia. Organicom, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 82-92, 2020. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/180753/168685. Acesso em: 05 dez. 2024.

SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa?. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2018.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134. Acesso em: 14 fev. 2025.

SINGH, J.; KERR, P.; HAMBURGER, E. (eds.). Media and information literacy: Reinforcing human rights, countering radicalization and extremism. Paris: Unesco, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246371. Acesso em: 18 jan. 2025.

TEIXEIRA, M. M.; COUTO JUNIOR, D. R. Na pandemia brasileira, tá tendo boneco de neve no Norte e Nordeste do país! Pós-verdade em debate. Revista Prâksis, [S. l.], v. 2, p. 128–146, 2021. DOI: 10.25112/rpr.v2i0.2554. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2554. Acesso em: 10 dez. 2024.

TORRE, L.; JERÓNIMO, P.; AMARAL, I. Disinformation, media literacy and journalism: proposals from journalists in Portugal. Observatorio (OBS*), [S. l.], v. 18, n. 5, 2024. DOI: 10.15847/obsOBS18520242438. Disponível em: https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2438. Acesso em: 08 dez. 2024.

WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. First Draft. [online], 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 13 jan. 2025.

ZUBOFF, S. Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. In: F. BRUNO; B. CARDOSO; M. KANASHIRO; L. GUILHON; L. MELGAÇO (orgs.), Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. 1 reimp. Rio de Janeiro: Ford Foundation; Boitempo, 2019. p. 17-68.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Como Citar

Maciel, A. D., Balonas, S., Moreno, A., & Toscano , C. (2025). A Literacia Midiática e o Combate à Desinformação: iniciativas no Brasil e em Portugal. Revista Eco-Pós, 28(1), 181–208. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v28i1.28458