Helena Ignez diretora

apropriações do arquivo-Belair na visualidade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28075

Palavras-chave:

Helena Ignez, Belair Filmes, apropriação, sobrevivência das imagens, imagem dialética

Resumo

O presente artigo investiga a obra de Helena Ignez, considerando sua produção na direção cinematográfica e estabelecendo o foco de análise no filme Ralé (2015). Uma das características essenciais na filmografia da cineasta é a apropriação das imagens da Belair Filmes em suas produções contemporâneas, sejam elas de ficção ou de documentário. Em um primeiro momento, o artigo descreve esse gesto apropriativo e o arquivo sobre o qual ele se debruça. Em seguida, expõe as noções de imagem dialética e de sobrevivência, que auxiliam na observação da relação entre imagens de distintas temporalidades. Finalmente, propõe o cotejo entre Ralé e Sem essa, Aranha (1970), evidenciando as imbricações entre apropriação, fragmentação e política no gesto apropriativo de Ignez.

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Biografia do Autor

Daniela Strack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa Capes, possui graduação em Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Integra o grupo de pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). É assistente de direção cinematográfica, com destaque para o filme Tinta Bruta (2018) vencedor do Teddy Award de Melhor Longa-metragem e do CICAE Art Cinema Award no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de Melhor Filme no Festival do Rio 2018

Bruno Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Realizou estágio doutoral no Instituto de Pesquisa sobre o Cinema e o Audiovisual (IRCAV), na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, na França. Professor do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Integra o grupo de pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

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Publicado

09-06-2024

Como Citar

Pereira Strack, D., & Bueno Pinto Leites, B. (2024). Helena Ignez diretora: apropriações do arquivo-Belair na visualidade contemporânea. Revista Eco-Pós, 27(1), 71–94. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28075