Equacionando questões de pesquisa sobre populismo, desinformação e credibilidade jornalística
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28024Palavras-chave:
credibilidade jornalística, populismo, polarizaçãoResumo
Populismo e polarização política são fenômenos que, adquirindo feições específicas na contemporaneidade, têm sido objeto de numerosos estudos. Há, no entanto, escassez de estudos que indiquem como temáticas tradicionais da pesquisa em comunicação e jornalismo podem ser exploradas a fim de abranger as especificidades de sociedades divididas e polarizadas, em particular no cenário pós-pandemia. Este texto contribui para suprir a necessidade de estudos nessa linha, ao examinar, com a metodologia de revisão sistemática, a literatura sobre comunicação política e credibilidade jornalística, a fim de atender nosso objetivo de sugerir direções para o aperfeiçoamento das pesquisas sobre essa temática. Como resultado, identificamos dois focos que agrupam os desenvolvimentos empíricos existentes, e para ambos sugerimos oportunidades de inclusão de questões de pesquisa pertinentes.
Downloads
Referências
AGGIO, Camilo De Oliveira; CASTRO, Filipe. Meu partido é o povo”: Uma proposta teórico-metodológica para o estudo do populismo como fórmula de comunicação política seguida de estudo de caso do perfil de Jair Bolsonaro no Twitter. Comunicação & Sociedade, v. 42, n. 2, p. 429–465, 2020.
BAPTISTA, Érica Anita; HAUBER, Gabriela; ORLANDINI, Maiara. Despolitização e populismo. Media & Jornalismo, v. 22, n. 40, p. 105–119, 2022.
BARR, Robert. The Resurgence of Populism in Latin America. Boulder: Lynne Rienner Publishers, 2017.
BENKLER, Yochai; TILTON, Casey; ETLING, Bruce; ROBERTS, Hal; CLARK, Justin; FARIS, Robert; KAISER, Jonas; SCHMITT, Carolyn. Mail-in voter fraud: anatomy of a disinformation campaign. Berkman Center Research Publication, n. 6, 2020.
BROWN, Katy; MONDON, Aurelien. Populism, the media, and the mainstreaming of the far right: The Guardian ’s coverage of populism as a case study. Politics, v. 41, n. 3, p. 279–295, 2021.
CHAGAS, L. J. V; CRUZ, M. C. Jornalismo declaratório na cobertura eleitoral e a dependência das fontes oficiais. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 11, n. 2, p. 108-123, 2022.
CURRY, Alexander; STROUD, Natalie. The effects of journalistic transparency on credibility assessments and engagement intentions. Journalism, vol. 22, n. 4, 2021.
DALY, Tom. Populism, Public Law, and Democratic Decay in Brazil: Understanding the Rise of Jair Bolsonaro. SSRN Electronic Journal, 2019.
DE LA TORRE, Carlos. El populismo latinoamericano: entre la democratización y el autoritarismo. Nueva Sociedad, v. 247, p. 120–137, 2013.
DEAN, Jonathan; MAIGUASHCA, Bice. Did somebody say populism? Towards a renewal and reorientation of populism studies. Journal of Political Ideologies, v. 25, n. 1, p. 11–27, 2020.
DUNCAN, Megan. The effectiveness of credibility indicator interventions in a partisan context. Newspaper Research Journal, vol. 40, n. 4, p 487–503, 2019.
FONTES, Giulia Sbaraini; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Defending democracy or amplifying populism? Journalistic coverage, Twitter, and users’ engagement in Bolsonaro’s Brazil. Journalism, 2022.
GAZIANO, Cecilie; MCGRATH, Kristin. Measuring the Concept of Credibility. Journalism Quarterly, v. 63, n. 3, p. 451–462, 1986.
GEHRKE, Marília; TRÄSEL, Marcelo; RAMOS, Álvaro; OZORIO, Júlia. All the President’s Lies: How Brazilian News Media Addressed False and Inaccurate Claims in Their Titles. Journalism Practice, p. 1–18, 2023.
GREENWALD, Glenn. Como Eduardo confirmou à Fox News e depois mentiu sobre o resultado positivo do teste de coronavírus de seu pai. The Intercept Brasil. 16 mar. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/03/16/como-eduardo-confirmou-e-depois-mentiu-sobre-o-resultado-positivo-do-teste-de-coronavirus-de-seu-pai/. Acesso em: 2 mar. 2023.
GUERRA, Josenildo. Sistema de Gestão de Qualidade aplicado ao Jornalismo: possibilidades e diretrizes. E-Compós, v. 13, n. 3, p. 1-16, 2010.
GUERRA, Josenildo. Transparência editorial: a credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, n. 20, 2014.
HALLIN, Daniel; BRIGGS, Charles. Transcending the medical/media opposition in research on news coverage of health and medicine. Media, Culture & Society, v. 37, n. 1, p. 85–100, 2015.
HART, Sol; CHINN, Sedona; SOROKA, Stuart. Politicization and Polarization in COVID-19 News Coverage. Science Communication, v. 42, n. 5, p. 679–697, 2020.
HATAKKA, Niko; HERKMAN, Juha. Hegemonic meanings of populism: Populism as a signifier in legacy dailies of six countries 2000–2018. Media, Culture & Society, 2022.
HENKE, Jakob; HOLTRUP, Stefanie; MÖHRING, Wiebke. The more, the better? Effects of transparency tools and moderators on the perceived credibility of news articles. Journalism, 2021.
HILGARD, Joseph; JAMIESON, Kathleen Hall. Does a Scientific Breakthrough Increase Confidence in Science? News of a Zika Vaccine and Trust in Science. Science Communication, v. 39, n. 4, p. 548–560, 2017.
HOFFMANN, Fabio. A extrema direita no poder: Bolsonaro e o bolsonarismo. Orbis Latina, v. 12, n. 1, 2022.
IRVINE, Chris. Brazil President Bolsonaro’s son claims father tested negative for coronavirus despite earlier reports. Fox News, 13 mar. 2020. Disponível em: https://www.foxnews.com/world/brazil-bolsonaro-coronavirus-test-negative-eduardo. Acesso em 2 mar. 2023.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo – o que os jornalistas devem saber e o público deve exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
LACLAU, Ernesto. A Razão populista. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.
MASULLO, Gina; CURRY, Alexander; WHIPPLE, Kelsey; MURRAY, Caroline. The Story Behind the Story: Examining Transparency About the Journalistic Process and News Outlet Credibility. Journalism Practice, p. 1–19, 2021.
MEYER, Philip. Defining and Measuring Credibility of Newspapers: Developing an Index. Journalism Quarterly, v. 65, n. 3, p. 567–574, 1988.
MUDDE, Cas. The Populist Zeitgeist. Government and Opposition, v. 39, n. 4, p. 541–563, 2004.
NORRIS, Pippa; INGLEHART, Ronald. Cultural backlash: Trump, Brexit, and authoritarian populism. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig; EDDY, Kirsten; NIELSEN, Rasmus. Digital News Report. Londres: Reuters Institute, 2022.
ONOFRE, Renato. Após negativa de PR e PRP, Bolsonaro diz que o “seu partido é o povo”. O Estado de S. Paulo, 2018. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,apos-negativa-de-pr-e-prp-bolsonaro-diz-que-o-seu-partido-e-o-povo,70002407406.
OVERGAARD, Christian Staal Bruun. Mitigating the consequences of negative news: How constructive journalism enhances self-efficacy and news credibility. Journalism, 2021.
PENTEADO, Claudio Luis de Camargo; GOYA, Denise Hideko; DOS SANTOS, Patrícia Dias; JARDIM, Luiza. Populismo, desinformação e Covid-19. Media & Jornalismo, v. 22, n. 40, p. 239–260, 2022.
STECULA, Dominik; PICKUP, Mark. How populism and conservative media fuel conspiracy beliefs about COVID-19 and what it means for COVID-19 behaviors. Research & Politics, v. 8, n. 1, 2021.
STRÖMBÄCK, Jesper, WIKFORSS, Asa, GLÜER, Kathrin, LINDHOLM, Torun, OSCARSSON, Henrik. (Eds.) Knowledge resistance in high-choice information environments. Oxford: Oxford University Press, 2022.
TANDOC, Edson; LIM, Zheng; LING, Richard. Defining “fake news”. A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, v. 6, n. 2, p. 137–153, 2018.
TRUST PROJECT. About us. Disponível em: https://thetrustproject.org/about/. Acesso em: 5 ago. 2022.
VAZQUEZ, Daniel Arias; SCHLEGEL, Rogerio. Covid-19, Fundeb e o populismo do governo Bolsonaro nas relações federativas. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 38, 2022.
VIEIRA, Lívia; AQUINO, Sibele. Audience perceptions of news media on the Covid-19 pandemic. Brazilian Journalism Research, v. 18, n. 1, p. 36–63, 2022.
WEYLAND, Kurt. Clarifying a Contested Concept: Populism in the Study of Latin American Politics. Comparative Politics, v. 34, n. 1, p. 1, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danilo Rothberg, Paulo Ferracioli Silva, Andresa Caroline Lopes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.