O pesquisador contemporâneo de Vilém Flusser

contra o logocentrismo na Comunicação.

Autores

  • Anna Cavalcanti UFRGS
  • Ruy Figueiredo UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.28007

Palavras-chave:

Pesquisa, Artes, Metodologia, Epistemologia

Resumo

Por mais que a arte e práticas artísticas tenham amplamente contaminado o modo de Vilém Flusser gestar suas reflexões epistemológicas, ainda é necessário aglutinar, articular e dialogizar como essa contaminação se deu, bem como rememorar no que ela resultou como proposição metodológica, cruzando fronteiras que separam arte e ciência. Neste artigo, fazemos uma colagem de textos, experiências e reflexões flusserianas para reforçar a fibra e tessitura dos modelos de pesquisa baseados em arte propostos pelo filósofo para o campo de estudos de mídia e comunicação. Flusser apresentou um entendimento sobre o pesquisador contemporâneo que nos parece tão atual quanto ainda timidamente exercido. O artigo resulta em uma vazante que reafirma a possibilidade aberta pelo tcheco-brasileiro de se pesquisar, nos estudos de mídia e comunicação, a partir de métodos e práticas artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Cavalcanti, UFRGS

Doutora (2020) e Mestre (2016) em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) com financiamento da Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Jornalista (2013) formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Foi pesquisadora visitante na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU), onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre revistas de cultura alemãs no Departamento de Neuere deutsche Literatur.

Ruy Figueiredo, UFF

Artista-pesquisador. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Bolsista CAPES). Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista FUNCAP). Atualmente realiza a pesquisa de pós doutorado "Ao redor das infraestruturas: práticas artísticas e mudanças climáticas" com bolsa CNPQ/Faperj no Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - UFF. www.ruycezarcampos.com

Referências

BASBAUM, Ricardo. O artista como pesquisador. Revista Concinnitas [S.l.], v. 1, n. 9. 2006.

FLUSSER, Vilém. Gestures. Edição de Nancy Ann Roth. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2014a.

FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume. 2014b.

FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: É Realizações, 2019.

FLUSSER, Vilém. Ficções Filosóficas. São Paulo: Edusp, 1998.

FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.

FLUSSER, Vilém. Texto Imagem. Instituto Cultural Francês. Napoli. 1984. Disponível em: ]. Acesso em: nov. 2019.

FLUSSER, Vilém. Texto/imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos Rioarte, Ms., p. 6, 1986. Publicado em Cadernos Rioarte, ano II, n. 5, p. 64-68. Manuscrito Arquivo Flusser, Berlim.

FLUSSER, Vilém. Fred Forest ou a destruição dos pontos de vista estabelecidos. Tradução de Sandra Rey. ARS (São Paulo) v. 7 n. 13, 2009.

GULDIN, Rainer. Pensar entre línguas: a teoria da tradução em Vilém Flusser. Tradução de Murilo Jardelino e Clélia Barqueta. São Paulo: Annablume, 2010.

GROSSMANN, Martin. Construindo Pontes: Flusser e a Arte. In: BERNARDO, Gustavo; MENDES, Ricardo (Ed.). Vilém Flusser no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 185-191.

HANKE, Michael. A comunicologia segundo Vilém Flusser. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. , n. 7, p. 59-72, 2004.

MENDES, R. Bienal de São Paulo 1973–Flusser como curador: uma experiência inconclusa. Revista Ghrebh, n. 1, mai. 2008.

RAMIRO, Mario. Salto para um mundo cheio de deuses. ABS (São Paulo), v. 5, n. 10., 2007.

Downloads

Publicado

16-12-2023

Como Citar

Cavalcanti, A., & Figueiredo, R. (2023). O pesquisador contemporâneo de Vilém Flusser: contra o logocentrismo na Comunicação. Revista Eco-Pós, 26(3), 319–339. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.28007