O Ethos do Street Skate num Brasil Dividido

Representações midiáticas da cultura do for fun

Autores

  • Cláudia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27983

Palavras-chave:

Street skate, Juventudes, Representações, Fair play, Homem cordial

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a construção das representações midiáticas do skate de rua nas mídias a partir de filmes e transmissões das Olimpíadas de Tóquio de 2020 na Globo e de três colunas publicadas em 2021 e 2022, de Chico Lins, Valmir Moratelli e Débora Martins. Busca-se explorar o ethos do for fun da cultura do skate, em contraste com a noção de fair play valorizado no espírito olímpico, ressaltando aspectos ligados às culturas juvenis na contemporaneidade. Pesquisadores da Comunicação em sua articulação com o esporte, e estudiosos da cultura de skate juntam-se a autores da sociologia, como Sérgio Buarque de Holanda, com o controverso conceito do “homem cordial”, tomado aqui como categoria que ajuda a revelar representações midiáticas do ethos do street skate e sua contribuição para o resgate de uma dada identidade nacional.

 

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Publicado

16-12-2023

Como Citar

Pereira, C. (2023). O Ethos do Street Skate num Brasil Dividido: Representações midiáticas da cultura do for fun. Revista Eco-Pós, 26(3), 90–116. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i3.27983