Podcasts em perspectiva etnográfica:
entrando no campo dos podcasts de hip-hop
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.27954Palavras-chave:
Etnografia, Hip-hop, podcasts, youtube, audiovisualResumo
Este artigo apresenta um exercício metodológico utilizando a podcast ethnography (Lundström e Lundström, 2021). Além de resumir as três etapas do método e alguns de seus pressupostos teóricos, relatamos os primeiros meses de uma etnografia sobre podcasts de hip-hop. Durante dois meses acompanhamos o Gringos Podcast, um podcast vinculado à cultura hip-hop gravado em uma loja de discos no centro de São Paulo. Na seção principal detalhamos nosso percurso durante a observação participante, a estrutura do objeto observado e os resultados dessa investida exploratória. Os principais temas notados são: função de registro histórico; discussões sobre consumo de mídia; o trabalho do podcaster; política e politização no hip-hop; e a vida cotidiana dos artistas convidados.
Downloads
Referências
COUTO, Ana Luíza S.; MARTINO, Luís Mauro Sá. Dimensões da pesquisa sobre podcast: trilhas conceituais e metodológicas de teses e dissertações de PPGComs (2006-2017). Revista Rádio-Leituras, v. 9, n. 2, pp. 48-68, jul./dez. 2018.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: Principles in practice. 3 ed. New York: Routledge, 2007.
HERSCHMANN, M.; KISHINHEVSKY. A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista famecos, v. 15, n. 37, p. 101-106, 2008.
HINE, C. Ethnography for the internet: embedded, embodied and everyday. Londres: Bloomsbury, 2015
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008
JUNIOR, A. Podcast: possibilidades de uso nas emissoras de rádio noticiosas. In Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Curitiba, 2017. Disponível em < https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2638-1.pdf>. Acesso em 14 de agosto de 2022.
LÜNDSTROM, M.; LÜNDSTROM, T. Podcast Ethnography. International Journal of Social Research Methodology, v. 24, n. 3, p. 289-299, 2021.
MILLER, D. Troços trecos e coisas. Zahar, 2013.
MILLER, D et al. Como o mundo mudou as mídias sociais. Londres: UCL Press, 2019.
MIZRAHI, M. A estética funk carioca: Criação e conectividade em Mr. Catra. 1ª ed. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2014.
PINK, S. et. al. Etnografia Digital: princípios e prática. Madrid: Ediciones Morata, 2019.
ROSE, T. Black Noise: rap music and black culture in contemporary América. Londres: University Press of New England, 1994.
SOUZA, A. A caminhada é longa... e o chão tá liso: O movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa. Tese de doutorado. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Forianópolis, 2009. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92342> acesso em 22 de agosto de 2022.
VIANA, L. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, v. 39, n. 3, p. 1 -16. dez./mar. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/43248/pdf> acesso em: 22 de agosto de 2022
VILELA, L. Brasil é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts. Consumidor Moderno. 23 de julho de 2021. https://www.consumidormoderno.com.br/2021/07/23/podcasts-modelo-pandemia-brasil/> Acesso em 21 de novembro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro Pacheco Van Der Sand, Sandra Rubia da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.